12 MIL TESTES RÁPIDOS PARA GUARULHOS

O Ministério da Saúde entregou ao município de Guarulhos durante este mês, 12.740 testes rápidos do novo coronavírus (Covid-19), que devem ser utilizados exclusivamente em profissionais da rede municipal de Saúde em atividade e em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos de idade, que residam em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILIPs), pessoas que apresentem comorbidades de risco para a Covid-19, ou pessoas com sintomas agudos da doença que são: febre ou sensação febril acompanhadas de tosse ou dor de garganta, coriza ou dificuldade para respirar. 

Para a realização dos testes, a Secretária de Saúde está fazendo uma busca ativa de idosos sintomáticos em instituições de longa permanência do município e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Profissionais do Consultório na Rua do SUS também vão fazer o mesmo junto à população em situação de rua. Os trabalhadores de presídios e da Fundação Casa foram notificados e orientados a entrar em contato com a pasta, em casos de quadros respiratórios agudos, para a realização dos testes. 

Os profissionais da área de saúde já vinham sendo testados por meio do PCR e somente serão submetidos ao teste rápido os que apresentarem sintomas e não fizeram o exame no início da pandemia, ou em situações em que o resultado foi inconclusivo.

Diferente do exame PCR, que consiste na pesquisa direta do vírus nas mucosas das narinas e orofaringe e têm quase 100% de assertividade, o teste rápido somente pode ser realizado após o oitavo dia do surgimento dos sintomas. No caso de profissionais de saúde da rede existe uma recomendação adicional para a aplicação do teste rápido: que a pessoa esteja há 72 horas assintomática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *