A cidade sofre uma mudança radical no setor de transportes com a inauguração da Rodovia Presidente Dutra, fazendo com que mercadorias e imigrantes chegassem mais rápido a São Paulo, Reconhecendo a importância da obra, Waldomiro Pompêo implanta, em 1953, a Serraria Guarulhos, no Bairro de Itapegica, uma vila com precário atendimento de rede elétrica.
Por outro lado, o poderoso e valioso motor que movimentava a serra constante- mente queimava devido as precárias instalações elétrica naquela época em Guarulhos. Apesar das reclamações dos moradores, Pompêo, teimosamente, mantinha a empresa funcionando, à espera de melhorar a instalação elétrica da Light. Enquanto a modernidade não chegava, famílias pobres do bairro aproveitavam os pedaços de madeira da serraria para usar no fogão a lenha.
O material chegou a ser utilizado na confecção de mesa e banco rústico do salão de festas Sacy, do Nosso Clube da Vila Galvão. Junto com a esposa Francisca e os filhos Walter, Dáucio, Décio e Clide, Pompéo mudou-se do Bairro do Belém, na Capital, para a Rua Nilo Peçanha, no Centro. Em se- guida, ele ajudou a fundar o Rotary Clube Guarulhos, que mais tarde inaugurou o Grupo Escolar Rotary, no Itapegica Em 24 de março de 1956, o Rotary organizou a I Feira da Indústria e Comércio da cidade, realizada no Parque do Ibirapuera. Nomeado pelo prefeito Fioravante Iervolino como presidente das comemorações do IV Centenário, Pompeo também teve importante participação na chegada do telefone automático, na implantação do banco de sangue na Santa Casa e do Corpo de Bombeiros. Eleito duas vezes prefeito, ele conseguiu inúmeras obras para a cidade .
Pompêo sem dúvidas foi o prefeito que trouxe o desenvolvimento para Guarulhos, onde pode se notar sua marca desenvolvia nos 4 cantos da cidade de Guarulhos.
Na foto, a partir da esquerda, Walter, Dáucio, Dona Francisca, Waldomiro, Clide e Décio, que foi um dos vereadores mais votado em sua época.
Texto e fotos retirados do livro Massami Kishi, o maior documentarista da cidade de Guarulhos.