O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que o dia de ontem, terça-feira, 5 de novembro, foi marcado por um pico de 38 decolagens por hora no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), considerado o maior número de decolagens até hoje, já que o anterior era de 36.
Esse resultado positivo é fruto do trabalho colaborativo entre o DECEA, as companhias aéreas e a administração aeroportuária. Segundo o Coordenador do DECEA no projeto AGILE GRU, Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Sergio Kebach Martins, desde o início das operações paralelas no aeroporto de Guarulhos, em 31 de outubro, o sistema de pistas 10L e 10R já apresentou resultados significativos de segurança e eficiência logo no primeiro dia.
“Esses números refletem um avanço imediato na fluidez do tráfego, proporcionando economia de combustível e menor emissão de poluentes, beneficiando a operação e a sustentabilidade do aeroporto, principalmente em momentos de alta demanda de decolagens”, pontuou Major Kebach.
De acordo com o levantamento, esses resultados evidenciam o impacto positivo do novo procedimento na otimização das operações de decolagem e na redução dos intervalos entre partidas, especialmente em horários de desbalanceamento. O diferencial da operação é o uso das duas pistas para decolagem ao mesmo tempo, que destaca o ineditismo do Brasil em implementar esse tipo de procedimento em um aeroporto sem a separação mínima entre as duas pistas, que permitiria decolagens paralelas independentes.
O vídeo a seguir, por exemplo, publicado pelo Aviação Guarulhos JPD, mostra dois aviões passando quase juntos sobre Guarulhos após decolarem, algo que não era visto até a implementação do novo procedimento:
Para o Gerente da Dependência da NAV Brasil em Guarulhos, Aderlei Nunes de Lima, a operação representa um avanço significativo em termos de eficiência e segurança operacional, tanto para o aeroporto quanto para a prestação dos serviços de navegação aérea como um todo.
“Desde a fase de planejamento, foi reconhecida a importância desse aprimoramento para atender à crescente demanda de tráfego aéreo e promover um fluxo mais ágil de decolagens, especialmente nos horários de maior movimento”, afirmou.
Boeing 777 partindo de Guarulhos
Os índices positivos do primeiro dia da operação também foram destacados pelo Diretor Assistente de Operações e Segurança da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), Julio César de Souza Pereira.
“Esses resultados confirmam as expectativas de uma redução significativa nos intervalos entre decolagens do principal aeroporto brasileiro, que resultará em uma redução importante dos tempos de táxi out e, em consequência, do consumo de combustível e de emissão de CO2”, comemorou.
Informações do DECEA
Créditos: AEROIN