AEROPORTO DE GUARULHOS, TERÁ QUE APRESENTAR O AVCB DOS BOMBEIROS.

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Guarulhos criada para verificar possíveis irregularidades no Aeroporto Internacional, André Franco Montoro de Guarulhos, obteve a confirmação de que há irregularidades nos três Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Segundo representantes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo que participaram da reunião da CEI, o AVCB do Terminal 1 expirou em abril de 2019 e não foi renovado; a validade do AVCB do Terminal 3 venceu em agosto de 2019; e o AVCB do Terminal 2 nunca foi emitido pelos bombeiros, ficando assim configurado a falta dos Atestados do Corpo de Bombeiros o que em regra poderia configurar o fechamento dele e multas que podem ser aplicadas.

Apenas o edifício garagem é o único que possui AVCB, com validade até março de 2021 e está regular. Aproximadamente 3,8 milhões de passageiros embarcam e desembarcam mensalmente no Aeroporto Internacional e o Atestado é necessário para que tudo esteja adequado para esta demanda e segurança dos funcionários e passageiros do Aeroporto.

Na reunião da CEI, o major do Corpo de Bombeiros Adriano Martins, o aeroporto é uma edificação tão complexa quanto uma cidade, por isso é feito um esforço para evitar a interrupção das atividades. Entretanto, a segurança é prioridade, alertou durante o depoimento na Comissão da Câmara. Hidrantes sem água e escadas obstruídas são alguns dos problemas verificados durante a vistoria, que analisou a execução das obras com base nos projetos técnicos e que na ocasião foram notificados os responsáveis pela construção.

O presidente da CEI, vereador João Dárcio Sachi do (Podemos) afirmou que o Art. 40, do Decreto 63.911, criado em dezembro do ano passado pelo Governo do Estado de São Paulo, aumentou o poder de fiscalização dos bombeiros e autorizou, inclusive, a interdição das edificações que descumprirem as normas de segurança. Na próxima terça, 29/10, às 10h, será realizada uma nova reunião da CEI, para divulgar a data em que os vereadores de Guarulhos e os bombeiros farão uma diligência conjunta no aeroporto, afim de que estas irregularidades sejam sanadas.

O maior entrave para tudo isto é que a região do aeroporto é considerada uma área de segurança federal, porém como está dentro do município de Guarulhos, o aeroporto tem que seguir as normas de segurança e de Edificação de nossa cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *