BOEING QUEBRA OS TRENS DE POUSO NO AEROPORTO AO ATERRISSAR.

Um avião Boeing 737-500 comercial teve ambas as pernas do trem de pouso principal colapsadas ontem 09.02, depois que o toque com o solo ocorreu no terreno antes do início da área pavimentada da pista no aeroporto Usinski na Russia.

Acidente UTair 737 Pouso Antes da Pista

A aeronave envolvida foi o Boeing 737-500 da companhia aérea russa de baixo custo UTAir, registrado sob a matrícula VQ-BPS. O jato estava realizando o voo de número UT-535 de Moscou-Vnukovo para Usinsk, ambos na Rússia, com 94 passageiros e 6 tripulantes, segundo dados do The Aviation Herald.

O 737 estava na aproximação final da pista 13 de Usinsk por volta das 12:21 do horário local (06:21 do horário de Brasília), mas aterrissou cerca de 15 metros antes da superfície pavimentada da cabeceira e atravessou montes de neve.

Ambos os trens de pouso principais quebraram e a aeronave derrapou com o trem de pouso do nariz estendido até atingir a área asfaltada e danificar suas asas e motores, resultando em um derramamento de combustível. Felizmente não houve ignição do combustível.

Acidente UTair 737 Pouso Antes da Pista
As duas turbinas ficaram avariadas.
Acidente UTair 737 Pouso Antes da Pista

AVIÃO FICOU AVARIADO.

Os passageiros foram evacuados através das escorregadores e das saídas de emergência sobre a asa. Há relatos de uma ou duas pessoas feridas. Um dos viajantes filmou toda a sequência de pouso e depois a evacuação, como você verá mais abaixo.

A companhia aérea informou que o ILS (auxílio de pouso por instrumentos) e as luzes de aproximação estavam fora de serviço, no entanto, a abordagem para Usinsk foi realizada com a assistência do Controle de Voo.

De acordo com NOTAMs do aeródromo (NOTAMs são informativos para alertar os pilotos de aeronaves sobre riscos potenciais que possam afetar a segurança ao longo de uma rota de voo ou em um local), tanto o ILS quanto as luzes de aproximação da pista 13 realmente não estavam operacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *