BOVESPA OPERA EM QUEDA ACOMPANHANDO EXTERIOR

Nesta segunda-feira (20), o principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em queda acompanhando o viés internacional negativo, refletindo expectativas dos impactos econômicos da pandemia do coronavírus. A bolsa paulista tende a ter um movimento mais moderado na sessão espremida entre o final de semana e o feriado nacional de Tiradentes, nesta terça-feira (21).

Às 10h29, o Ibovespa tinha queda de 1,85%, a 77.532.

Na sexta-feira (17), a bolsa subiu 1,51 e 78.990 pontos. Na semana o Ibovespa teve um ganho de 1,68%, ampliando a performance positiva em abril para 8,18%. No ano, ainda contabiliza um declínio de 31,7%.

A cotação do petróleo americano registrava queda de quase 40% nesta segunda-feira (20), abaixo de US$ 12 o barril, um novo mínimo em mais de duas décadas, consequência da redução expressiva da demanda mundial provocada pela pandemia de coronavírus.

Nas últimas semanas, o mercado de petróleo registrou o menor nível de preços em quase 20 anos. Bloqueios e restrições de viagens em todo planeta têm um forte impacto na demanda. 

A crise aumentou depois que a Arábia Saudita, membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), iniciou uma guerra de preços com a Rússia, que não integra o cartel. 

“O pano de fundo continua a ser a queda significativa de demanda devido à quarentena resultante da pandemia do Covid-19, que supera em muito os esforços de controle de produção da Opep até o momento”, explicou em nota a XP Investimentos sobre o baque nos contratos.

Na Europa, segue o sentimento de cautela à medida que as empresas se preparam para relatar seus piores ganhos trimestrais desde a crise financeira de 2008. Devido à pandemia de coronavírus, apesar do abrandamento das mortes nos pontos quentes da Itália e Espanha. A queda nos preços do petróleo também se reflete nos mercados europeus. 

Nos EUA, investidores também se preparavam para outro lote de relatórios de resultados e dados econômicos do primeiro trimestre. 

Na China, as bolsas fecharam em alta depois que uma importante taxa de empréstimo foi reduzida pela segunda vez este ano para sustentar a economia afetada pelo coronavírus. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *