CAÇAMBEIROS COBRAM SOLUÇÃO PARA A CATEGORIA DO PREFEITO DE GUARULHOS.

Os trabalhadores, que atuam no recolhimento de entulho da construção civil em Guarulhos, aguardam uma definição por parte do prefeito de Guarulhos, sobre suas reinvindicações feitas pela categoria no mês de agosto do mês de agosto de 2018, onde dezenas de caminhões foram em frente à Prefeitura para protestar pela demora e tentar falar com o prefeito que não os ouviu.
Naquele ano (2018) em junho, os caçambeiros reclamaram de falta de diálogo da Prefeitura. Na ocasião, Fabiano Gabriel, um dos líderes do movimento, ao ser entrevistado afirmou que os trabalhadores esperavam há meses por uma reunião com a administração e não eram recebidos.
Eles exigiam aterros regulares para o descarte de resíduos da construção civil, um Cadastro Municipal de Transportadores de Entulho e o controle de monitoramento do material e seu destino final (CTR Eletrônico).
Fabiano ainda disse que os empresários passavam por apreensões de caminhões e máquinas, além de multas que giravam em torno de R$ 40 mil, o que para ele é o fim da carreira para o proprietário do caminhão que vive do seu dia a dia do trabalho.
Fabiano também afirma que esta regulamentação irá trazer benefícios para o município, com relação a arrecadação de impostos e o descarte irregular de resíduos estarão disciplinados pela lei.

Na época, a Prefeitura informou que seguia trabalhando para disponibilizar o cadastramento das empresas removedoras de entulho nos postos da Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão. Com relação ao aterro regular para resíduos da construção civil, a Secretaria de Serviços Públicos informou, na ocasião, que ainda não havia áreas na cidade disponíveis para implantação, e que as empresas deveriam realizar o descarte nas áreas de transbordo e triagem ou em aterros privados.
Passados 2 anos sem uma solução para a categoria em Guarulhos, Fabiano Gabriel está em contato com o gabinete do Presidente Jair Bolsonaro para que seja criado uma Lei Federal afim de regulamentar em todo o País, normas para esta categoria.
Esta reivindicação já está no Ministério da Infraestrutura e em breve o governo federal poderá marcar com Fabiano Gabriel uma reunião em Brasília para tratar da pauta dos caçambeiros.
Ouvido pela reportagem do Guaru News Fabiano Gabriel disse que a situação que já era difícil para a categoria, agora chegou ao limite, pois a pandemia agravou muito a situação destes trabalhadores e que ele irá novamente tentar contato diariamente com a Prefeitura para uma solução rápida nestas regulamentações.
Ele também lembra que no Bairro da Capelinha no Jardim Fortaleza já está disponível esta área para descarte inerte.
Quanto ao governo federal Fabiano Gabriel tem em suas mãos o ofício endereçado ao Presidente Bolsonaro e a resposta de que as reivindicações da categoria estão sendo analisadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *