CÂMARA APROVA EMPRÉSTIMO EXTERNO PARA GUARULHOS.

Em sessão extraordinária nesta segunda feira 16/12, a Câmara Municipal aprovou uma proposta do prefeito Guti (PSB) para obtenção de um empréstimo no exterior no valor aproximado de R$ 400 milhões de acordo com a cotação do dólar desta segunda-feira.  O empréstimo internacional deve ser obtido junto à (CAF) Corporação Andina de Fomento. 

Os recursos obtidos devem ser utilizados no “Programa de Macrodrenagem e Controle de Cheias no Rio Baquirivu-Guaçu”, a duplicação da Avenida Jamil João Zarif com ciclovia e corredor de ônibus,  que vai possibilitar loteamentos sociais no bairro Ponte Alta com saneamento básico, mobilidade e desenvolvimento urbano socioambiental.

O programa deve agregar estudos previstos no Plano Diretor de Macrodrenagem do Alto Tietê (PMAT) que foi elaborado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAAE), para o controle de enchentes, canalização no modelo aberto e ampliação do leito desde a divisa entre Guarulhos e Arujá até as proximidades da sua foz com o Rio Tietê. 

Está prevista a ampliação do Córrego Cocho Velho em sua foz, execução do parque linear, recomposição da mata ciliar, reconstituição dos taludes, recuperação das áreas de várzeas e o remanejamento da população que é afetada por inundações e as que estão em área de preservação, criando nessa faixa um amplo parque linear com áreas de retenção de cheias que será envolto no futuro por sistema viário. A aprovação do projeto tem o objetivo de permitir a realização de diversas medidas imprescindíveis e interligadas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *