CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É RETOMADA EM GUARULHOS

A terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza) tem início nesta segunda-feira (11) no município de Guarulhos. O público-alvo são crianças de 06 meses e menores de 06 anos de idade (até cinco anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com deficiência, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias). Todas as Unidades Básicas de Saúde já estão abastecidas com as doses da vacina.

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), para evitar aglomerações algumas UBS’s vão vacinar em postos volantes próximos as unidades e outras em sistema drive-thru. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

O Ministério da Saúde cancelou o Dia D de Mobilização Nacional de Vacinação que seria neste sábado (09), devido à pandemia de Covid-19, e desmembrou em duas a terceira fase da campanha. Com isso, adultos de 55 a 59 anos de idade e os professores das escolas públicas e privadas, que integram essa fase, o início da vacinação será a partir de 18 de maio até o dia 05 de junho. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a mudança nesta terceira etapa da campanha levou em consideração a disponibilidade de entrega das doses da vacina pelo Instituto Butantan para a distribuição aos estados e municípios, e a necessidade de intensificação na vacinação de crianças e gestantes, grupo que nos últimos anos tem apresentado uma cobertura abaixo da meta que é de 90%.

É importante que as pessoas que fazem parte do público alvo da campanha sejam imunizadas no intuito de reduzir o impacto sobre os serviços de saúde e o número de óbitos, sendo que os grupos prioritários de vacinação são os mais vulneráveis a ter complicações pelo coronavírus. A vacina protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e influenza B, não tendo eficácia contra o coronavírus, no entanto como os sintomas da gripe e da Covid-19 são parecidos, a vacinação auxilia os profissionais da saúde para um melhor diagnóstico.  

Postos Volantes

– UBS Flor da Montanha: EPG Capitão Gabriel José Antônia, na Rua Edson de Souza nº 724 – Picanço

– UBS Vila Barros: EE Professor Roberto Alves dos Santos, na Rua Carlos Korkichko nº 444 – Vila Barros

– UBS Munhoz: Colégio Bauer, na Avenida Professor José Munhoz nº 437 – Jardim Munhoz

– UBS Cavadas: Escola Municipal da Emília, na Rua João Loprete nº 234 – Vila São João

– UBS Cumbica II: No estacionamento ao lado da UBS

– UBS Soimco: Na Igreja localizada na Rua Alice de Brito Paiva nº 641 (ao lado da UBS)

– UBS Santa Paula: Na Igreja São João Evangelista localizada na Rua Maria Roza de Campos nº 116 – Bonsucesso

Sistema Drive-Thru

– UBS Itapegica 

– Ambulatório da Criança

– Bosque Maia

– UBS Cidade Martins

– UBS Vila Galvão

– UBS Acácio

– UBS Carmela

– UBS Inocoop

– UBS Marinópolis

– UBS Nova Bonsucesso

– UBS Ponte Alta

– UBS Soberana

– UBS Cummins

– UBS Dinamarca

– UBS Cumbica “Mário Macca”

– UBS Normandia

– UBS Nova Cumbica

– UBS Piratininga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *