CONFINAMENTO É O QUE AGUARDA OS BRASILEIROS.

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta disse hoje 03.02 que o governo vai aumentar o nível de alerta em saúde no caso do coronavírus de Perigo Iminente para Emergência em Saúde Pública. Segundo o ministro o reconhecimento de Emergência em Saúde Pública, vai facilitar o processo de repatriamento de brasileiros que estão na cidade de Wuhan, na China, o epicentro do surto do coronavírus. 

Mandetta também adiantou que o governo deve encaminhar ainda hoje ao Congresso Nacional uma Medida Provisória que vai definir os critérios de quarentena. “Vamos trabalhar para ela sair hoje”, disse. “Vamos fazer uma lei de quarentena para fazer com que todos os itens relacionados a quarentena funcionem interligados”, acrescentou o ministro.

Ele destacou que, apesar do país não ter confirmado nenhum caso de coronavírus, o reconhecimento de Emergência em Saúde Pública vai dar mais agilidade ao governo para os trâmites de repatriação. “Sem o estado de emergência eu não consigo ter medidas de agilidade para lidar com uma situação dessa”, disse. “O estado de emergência vai servir inclusive para viabilizar essa operação de repatriamento que vai ter custos não previstos”, afirmou. 

O ministro informou que o governo ainda está finalizando os trâmites para trazer cerca de 40 brasileiros que estão em Wuhan, mas que ainda não há data definida para o voo. Ele acrescentou que a repatriação se aplica apenas aos brasileiros em Wuhan, já que os que estão fora da cidade têm o direito de ir e vir e podem sair da China sem o apoio do governo.

“Vamos trazer as pessoas que estão em Wuhan porque a cidade está em estado de bloqueio determinado pela autoridade de saúde da China”, disse. “Vamos trazer as pessoas que queiram vir. Em segundo lugar as que estejam em condições de vir e em terceiro, que se garanta a proteção do coletivo com as medidas de saúde necessárias”, afirmou Mandetta.

Segundo Mandetta, o governo trabalha com a possibilidade de realizar dois voos. O Ministério da Defesa ficará a cargo dos detalhes do voo e o das Relações Exteriores, dos trâmites junto ao governo chinês para a liberação dos brasileiros. “O prazo para o repatriamento será o necessário para que nós possamos fazer o regresso com a máxima segurança, respeitando todos os trâmites legais e de saúde”, disse.

Assim que chegarem ao Brasil, eles deverão ser submetidos à quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde. 

Ainda de acordo com o ministro, não há uma definição onde os brasileiros passarão a quarentena. O ministro citou a possibilidade de a quarentena ser realizada em uma base militar em Anápolis no estado de Goiás e outra em Florianópolis no estado de Santa Catarina.

O ministro falou com a imprensa ao deixar uma reunião no Palácio do Planalto, para tratar do assunto na manhã desta segunda-feira. Além de Mandetta, a reunião contou com titulares da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; da Defesa, Fernando Azevedo e Silva e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. 

Durante este domingo 02.02, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa anunciaram através de nota, que o governo estudava as medidas necessárias para trazer de volta os cidadãos brasileiros, na nota os ministérios informaram que serão trazidos todos os brasileiros que se encontram naquela região e que manifestarem o desejo de retornar ao país.

Ainda durante este domingo, um grupo de brasileiros que se encontram na China divulgou uma carta aberta através do You Tube, pedindo ajuda ao governo brasileiro para retornar ao Brasil. No vídeo eles afirmam estarem dispostos a permanecer em quarentena após chegarem ao Brasil.

*Com informações da Agência Brasil

NOTA DA REDAÇÃO:

COMO ESTE É UM CASO ATÍPICO NA REALIDADE ATUAL O GOVERNO NÃO SABE AO CERTO QUANTOS BRASILEIROS RETORNARÃO ,PORQUE NÃO DEPENDE SOMENTE DELES, É CERTO QUE AS AUTORIDADES CHINESAS PRECISAM CONCORDAR COM A SAÍDA DELES QUE NO MOMENTO ESTÃO CONFINADOS EM SUAS CASAS E ALÉM DO QUE ALGUNS PRETENDEM CONTINUAR SUAS VIDAS NAQUELE PAIS ONDE PRETENDEM REALIZAR O SONHO CHINES DE FICAR RICO.

E QUEM CONSTITUIU FAMILIA POR LÁ, TEM FILHOS ESTUDAM, ALGUNS TRABALHAM, POSSUEM UMA EMPRESA, COMO IRÃO FAZER?

FIQUE PARA CONTINUAR SUA VIDA PROFISSIONAL, ARRISCANDO SUA PRÓPRIA VIDA?

QUAL SERÁ SUA DECISÃO, AFINAL O GOVERNO PODERÁ TIRAR ELE E SUA FAMÍLIA DE LÁ COM A SUA CONCORDÂNCIA, MAS NÃO OBRIGAR QUE ELE SAIA.

É COM ESTE PROBLEMA QUE BOLSONARO NÃO QUER FICAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *