CRESCE 30% EM GUARULHOS NUMERO DE ATINGIDOS POR PICADAS DE ESCORPIÕES.

De acordo com dados relatados pela Prefeitura de Guarulhos em 2.019, 74 pessoas foram atingidas por picadas de escorpiões, contra 57 casos registrados no ano de 2.018. Sendo que os bairros Continental 1, 2 e 3 lideram a lista destes acidentes, registrando sete casos para cada uma dessas regiões.

A Secretaria da Saúde ressalta que o aumento no número de casos está relacionado com as temperaturas altas durante o verão, sendo que o período mais quente e úmido favorece a reprodução e a dispersão dos animais, pois seu ambiente natural modificado pelo desmatamento e a ocupação do ser humano ocasionam a quebra da cadeia alimentar, e a escassez de alimento faz com que os escorpiões busquem abrigo e alimento em residências, terrenos baldios e áreas de construção. 

A grande maioria das picadas pelos escorpiões causa dor imediata, vermelhidão e o inchaço devido ao acúmulo de líquidos, sendo que crianças abaixo de sete anos de idade podem apresentar maior risco e sintomas como vômito e diarreia e, em alguns casos risco de morte. 

A orientação no caso desse acidente é procurar de imediato o hospital mais próximo, e se possível levar o animal ou uma foto para facilitar a atuação da equipe médica. 

A Prefeitura de Guarulhos informou que vai intensificar ações de educação e mobilização social focando em medidas de controle e prevenção que vão colaborar para inibir a criação e a dispersão da espécie, bem como a proteção da população para evitar acidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *