Crônicas do cotidiano: Porque Deus mandou Jesus?

¨Eu sou o caminho, a verdade e a vida¨

Polêmico esse texto…Vou tentar elaborar o texto isento de minha crença, trazendo à lida a
figura de Jesus de Nazaré, filho de Deus conforme cita o livro sagrado.

O texto foi concebido para que haja reflexão. Que Deus é este? Por que apenas Jesus foi o
escolhido? E antes de Jesus não havia salvação? E outros deuses que supunham proteção
aos humanos? São tantos os questionamentos e ainda existem pessoas que não são batizadas
ou creem em alguma religião, são Ateus ou agnósticos, sendo que os ateus ainda acreditam
na figura de Deus, pois se o negam, acreditam; Os Agnósticos apenas ignoram o assunto,
portanto não acreditam e ponto.

Tanto no antigo testamento, dos Hebreus, como no Novo Testamento, dos Cristãos, a
internet tem uma vasta e extensa lista dos capítulos (929 capítulos no Antigo e 260 no Novo
Testamento) sobre a criação e, principalmente, sobre a figura de Jesus de Nazaré, filho de
Deus e, que passou por nosso planeta, a figura central destes capítulos do livro sagrado…

Mas não há consenso sobre a época em que ele nasceu, viveu e morreu e se renasceu.

É uma questão de fé e crença e nessas coisas sagradas devemos respeitar e deixar ao cargo
dos estudiosos desse assunto. Fé não se questiona e não é algo simples assim de entender.
Fé é uma bandeira que por séculos se fez justiça com as próprias mãos. Fé, até hoje, é uma
bandeira de fôro intimo de um povo ou de uma nação e tocar nesses assuntos sem o devido
respeito é desrespeitar o direito sagrado de um povo em crer em uma religião ou figura
magnifica e portanto, divina.

Se Deus é uma energia criativa e inteligente que está presente em todas as coisas e fez a
nossa Terra, os seres que aqui habitam, a natureza e tudo que habita, Deus fez com as suas
regras, pois conforme a Bíblia, deu-nos livre arbítrio para que possamos nos desenvolver
como seres humanos. Deu-nos inteligência, neste ponto, entendo que precisaria tornar
humano uma entidade dos céus e assim, conforme diz a Bíblia, Deus deu o seu filho, nasceu
Jesus, para que pudesse, desde pequeno, sentir toda a criação em todas as suas fases, como
os demais seres humanos. Aprender sobre o nosso planeta, os animais, plantas, o sol, a lua, o
planeta como um todo e, somente nascendo em uma pele humana e caminhando pelo
caminho que todos caminham, é que Deus poderia avaliar como nascemos, crescemos,
vivemos e morremos e se sua criação mereceria continuar. Deus quis ver de perto a sua
criação. Fez que seu filho sentisse o que sentimos…Fome, frio, calor, sede, dor, desejos,
raiva, amor…Sempre manifestando conforme cita a Bíblia, o amor incondicional de Jesus
para com o próximo e assim fez e ofereceu, como um cordeiro de Deus, para que nossos
pecados fossem pagos por ele, para salvar a criação da destruição. A Bíblia diz que Jesus
deu a sua vida para nos salvar e pagar pelos nossos pecados e libertar-nos.

Mas não era uma pessoa tão comum como os demais, tinha o dom da palavra, do
ensinamento das leis de Deus e foi-lhe dado bençãos como filho de Deus para curar e o dom
da palavra para a salvação.

Existem alguns momentos em que Jesus se retirou do cenário, das terras onde vivia e não se
tem nenhuma escrita por onde ele andou. Dizem que foi para a Ásia e lá ficou por muitos
anos e voltou fazendo milagres. A Bíblia fala em renascimento depois de sua morte, poucos
falam que ele casou e que deixou herdeiros…

O que acho incrível é a Bíblia ter sobrevivido há tantos séculos, a história de Jesus ter
arrebatado tantas almas e as igrejas cristãs terem se mantidas até hoje, sendo Roma a sede
da igreja Católica e demais crenças religiosas que tem no seu criador a figura que dá um
norte à sua fé.

O mundo evoluiu, a tecnologia trouxe avanços em todas as áreas, a aviação em menos de
100 anos, se tornou o meio de transporte comum entre as multidões e a Bíblia se mantém
intacta. A Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1445 e 450 a.C. (livros do Antigo
Testamento) e 45 e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase
1600 anos (Wikipédia).

Como pode um livro, escrito por nomes que se tornaram também sagrados, mas sem a
comprovação cientifica desde que se tem conhecimento da ciência dos séculos passados, ter
permanecido intocável?

Em Apocalipse (que necessariamente não quer dizer o final dos tempos), a leitura diz que é
um tempo de revelação e, nosso tempo coincide com algumas passagens, tem horas que
achamos que o que vemos só pode ser o final dos tempos…Fico olhando uma mesma árvore
cada vez que vou para São Paulo…lá está ela ao lado do aeroporto de Congonhas faz 45
anos que a notei, intacta, quando presenciei a queda de um pequeno jato no aeroporto
(pouso de emergência, sem ter baixado o trem de pouso, todos se salvaram)…num insight
naquele instante, olhei para a árvore e pousou um pensamento…Quanto tempo essa árvore
irá durar? Quando eu morrer, ela já terá morrido bem antes. Passados tantos anos, cada vez
que meu avião pousa em Congonhas/SP, antes do toque na pista, olho para a frondosa árvore
e fico pensando…desde aquele dia, quantos amigos se foram…meus pais…tios…alguns
primos…Lá está ela, naquele mesmo local, caiu um jato e passou perto dela, ceifando mais
de 290 almas…Daquele mesmo local, outro jato decolou e caiu em seguida ceifando quase
100 almas…Quantos momentos e aquela árvore ainda está lá e, provavelmente, se nenhuma
mão humana a arrancar ou acabar o tempo de vida dela, eu terei ido embora e lá,
permanecerá aquela árvore…No caminho existia uma árvore…

A Vida passa, como diz o filósofo brasileiro Cortella, somos um grão perto dos planetas e
Galáxias que formam o nosso Universo, Nosso planeta é pequeno perto de muitos outros e
nossa Galáxia é apenas uma entre tantas galáxias e ele nos mostra, que cada uma, que tem
mais de 200 bilhões de estrelas…Planetas, e ainda outras galáxias…Somos apenas parte de
um todo, um pequenino ser nesse gigante ainda inexplorado Universo.

Procurar entender o mundo em que vivemos, quem é o criador, se Jesus realmente existiu e
foi da forma como está na Bíblia, só tendo muita fé e deixar que essa fé nos leve de volta
aonde gostaríamos de ser e estar.

Aproveite e visite a Livraria Amazon e adquira o meu livro lançado recentemente, ele
está por R$ 41,00 com frete gratuito – www.amazon.com.br

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *