Defesa Civil participa de simulado de incêndio em empresa

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) participou nesta quinta-feira (17) de um simulado de incêndio, com risco de explosão em caldeira, nas dependências da Aché Laboratórios Farmacêuticos, na Várzea do Palácio. A atividade foi realizada em parceria com os brigadistas do Sistema Integrado de Emergências de Guarulhos (SIEG).

A atividade consistiu em sanar o fogo e vazamento de vapor no local, além de resgatar dez vítimas e atendê-las de acordo com suas classificações de risco: um óbito, três casos de emergência, dois em estado de gravidade moderada e quatro pouco urgentes.

A Defesa Civil atuou nas áreas mornas e frias, triagem das vítimas e no posto de comando, encarregado pela coordenação geral da ocorrência. “O cenário foi muito positivo. Nós melhoramos significativamente nossa comunicação durante a ocorrência”, afirmou o coordenador adjunto da Compdec, major Israel Soares, que monitorou e avaliou a atuação de toda a operação.

Segundo o major, é importante somar forças para preservar vidas. “Esse é um trabalho conjunto que precisa ser treinado diuturnamente. O perigo é gigante para os funcionários e temos que ajudá-los, entender bem a situação para que nada saia do controle no desenrolar da ocorrência”, explicou.

O SIEG promove treinamentos simulados constantemente entre seus colaboradores, buscando abrangência de cenários e situações de risco para garantir a preparação dos membros para diversas emergências. O conselheiro coordenador do sistema, Adilson Custódio, acredita que a evolução do grupo é perceptível. “Estou no SIEG desde sua fundação (2004) e, sem dúvidas, o simulado de hoje está entre os cinco melhores realizados até hoje. Me sinto seguro se caso houver uma ocorrência, pois iremos saber o que fazer”, finalizou Custódio.

Imagens – Sidnei Barros / PMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *