DEPUTADOS APROVAM PROJETO E REGRAS DE QUARENTENA FALTA O SENADO.

 

A Câmara Federal aprovou na noite de ontem dia (04.02) o projeto que prevê regras para quarentena e medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Nesta quarta-feira (05.02) o texto será analisado pelo Senado e se aprovado sem emendas, será encaminhado ao presidente Bolsonaro para que o governo possa enviar os aviões para trazer os brasileiros (25 até o momento) e 4 chineses que quiseram acompanhar os brasileiros, por serem parentes.

Algumas mudanças no texto encaminhado pelo governo e que chamou a atenção é o que diz respeito ao termo “cidadãos” que foi substituido pela experssão “pessoas”, que assim poderão ser incluidos refugiados.

O Governo Federal pretende enviar ainda nesta quarta-feira 05.02, duas aeronaves com destino a Wuhan, na China, cidade do epicentro do coronavírus, onde 29 brasileiros manifestaram interesse em voltar para o Brasil, mas quanto horário de saída das aeronaves não está definido, pois o projeto ainda não tramitou pelo Senado.

Assim que os brasileiros chegarem ao Brasil, vão ser enviados para uma quarentena que deve durar 18 dias. 

“O local de quarentena será na Base Aérea de Anápolis no estado de Goiás, que tem boas condições e, até a chegada dos brasileiros, ficará melhor ainda”, afirmou o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

A previsão de desembarque na China é na madrugada de sexta-feira 07.02. O embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, disse que seu país facilitará a retirada dos brasileiros. O emissário chinês informou que as duas nações possuem “um mecanismo de troca de informações que já foi estabelecido”.

Em coletiva de imprensa, o governo anunciou que 29 brasileiros que estão em Wuhan demonstraram interesse em voltar para o Brasil, todos passarão por exames e procedimentos. 

“Brasileiros que estejam na província de Wuhan, e que queiram voltar, devem entrar em contato com a Embaixada do Brasil em Pequim”, informou o Planalto pelo Twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *