DEU GUARULHOS DE NOVO NA GLOBO.

Moradores reclamam de festas clandestinas em um bar de Guarulhos, na Grande SP, durante a pandemia

Segundo os vizinhos, as festas no chamado “Bar no Deck”, na avenida Salgado Filho, acontecem durante os finais de semana, promovendo aglomeração e música alta. A secretaria de Desenvolvimento Urbano de Guarulhos diz que irá fazer fiscalizações periódicas no local.

Por Vivian Souza*, G1 SP — São Paulo

Moradores reclamam de festas clandestinas em um bar de Guarulhos durante a pandemia

Moradores reclamam de festas clandestinas em um bar de Guarulhos durante a pandemia

Moradores das imediações da avenida Salgado Filho, em Guarulhos, na Grande SP, reclamam de festas clandestinas que estão acontecendo em um espaço chamado “Bar no Deck”, durante a pandemia.

De acordo com Sergio Brisola, vizinho do local, as festas já aconteceram em diversos finais de semana e começam por volta das 22 horas, durando toda a madrugada. Nelas, jovens se aglomeram sem máscara, com música alta e fazem uso de bebidas e drogas, afirma o morador.

“Elas [as festas] tem acontecido nos últimos finais de semana de sexta para sábado, as vezes de sábado para domingo, até de domingo também. Isso tudo no meio da pandemia […]. É uma molecada, você vê muita fumaça de narguilé o tempo inteiro […], a molecada ali dançando, escutando música, bebendo, comendo, tudo sem máscara”, diz Brisola.

O morador também conta que já chamou a polícia três vezes para dispersar a aglomeração e chegou a fazer um boletim de ocorrência de perturbação do sossego público, além de denunciar as festas para a Prefeitura da Guarulhos.

Moradores de Guarulhos denunciam festa clandestina em um bar durante durante a quarentena.  — Foto: Reprodução

Moradores de Guarulhos denunciam festa clandestina em um bar durante durante a quarentena. — Foto: Reprodução

Ao G1, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Guarulhos declarou que tomou conhecimento das festas apenas no sábado (8) e informou que uma equipe foi enviada para fiscalizar o local às 23 horas do mesmo dia, mas o estabelecimento estava fechado. A pasta afirmou ainda que irá realizar fiscalizações periódicas para tentar evitar novos eventos no espaço.

O gerente e responsável pelo “Bar no Deck”, Natanael Dutra, informou ao G1 que o estabelecimento dele é um restaurante que também promove eventos. Dutra alega adotar todas as medidas de prevenção contra o novo coronavírus, disponibilizando álcool em gel e máscaras para os funcionários e clientes. Ele também diz que o espaço em que atua é grande e aberto.

Natanael Dutra declarou ainda que as reclamações feitas à ele foram sobre a música alta, e que, em relação a isso, o proprietário do espaço irá “fazer a acústica do muro da casa do reclamante”.

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que após o morador oficializar a queixa, foi orientado e levar o documento a uma unidade da Polícia Civil para registrar a ocorrência e dar seguimento com as investigações do evento.

A PM também diz que, ao todo, entre 24 de março e o final de julho, realizou 3.010 operações de “Paz e Proteção” no estado de São Paulo para coibir aglomerações de pessoas em eventos durante a pandemia.

Íntegra da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Guarulhos:

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) de Guarulhos tomou conhecimento da realização de festa no local indicado apenas no sábado (8) pela manhã. Uma equipe foi enviada para fiscalizar o local às 23h do sábado, mas encontrava-se fechado. A Pasta irá realizar ações fiscalizatórias periodicamente no local para verificar a situação e tentar evitar novos eventos.

Íntegra da Polícia Militar de São Paulo

A Polícia Militar informa que, desde o início da quarentena, em 24 de março, até o final de julho, foram realizadas 3.010 operações “Paz e Proteção” em todo Estado, com 310 pessoas presas, 131 procurados recapturados, 49 armas de fogo e cerca de 218 kg de drogas apreendidas, além de mais de 10 mil autuações de trânsito. As operações são realizadas aos finais de semana com o objetivo de coibir a aglomeração de pessoas para a formação de pancadões e impedir práticas delituosas, em locais mapeados pela PM utilizando indicadores e ferramentas de policiamento inteligente. No último sábado (08/08), a PM foi acionada para atender a uma ocorrência no local mencionado e formalizou o registro dos fatos por meio de um BOPM, orientando a vítima a levar a guia até uma unidade policial para registrar a ocorrência visando à investigação do caso.

* Com supervisão de Rodrigo Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *