DIA 10.02 COMEÇA VACINAÇÃO NACIONAL CONTRA O SARAMPO.

A partir da próxima segunda-feira 10.02, o Ministério da Saúde vai dar inicio à primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, um vírus que permanece ativo no País. 

A primeira fase de vacinação vai se estender até o dia 13 de março, que pretende imunizar pessoas na faixa etária de cinco a dezenove anos de idade, com o dia D de mobilização nacional no sábado, 15 de fevereiro.

A campanha tem o objetivo de resgatar as pessoas que não foram vacinadas nessa faixa etária, ou que não tenham a vacinação completa contra o sarampo. Devido a isso, a imunização vai ser realizada de forma seletiva, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, após avaliação do cartão ou da caderneta de vacinação deste público.

A segunda etapa da campanha vai ser realizada entre os dias 03 a 31 de agosto, tendo como público-alvo, pessoas entre 30 a 59 anos de idade, com o dia D de mobilização nacional em 22/08/2.020. 

De acordo com o Ministério da Saúde a vacinação em âmbito nacional e a adesão do público-alvo, são imprescindíveis para garantir a proteção popular contra o sarampo, bem como a interrupção da propagação do vírus no País, o que é um passo importante para a recertificação da eliminação da doença no Brasil.

Segundo a (OMS) Organização Mundial da Saúde, diferentes países em todas as regiões do mundo reportaram surtos de sarampo no ano de 2.019, com mais de 400 mil casos até o dia 05 de novembro de 2.019. 

Nas Américas, de acordo com a organização Pan-Americana da Saúde, 15.802 casos foram registrados, com 18 óbitos em 14 países até o mês de dezembro de 2.019.

Segundo o Boletim Epidemiológico nº 39 do Ministério da Saúde, até o mês de dezembro de 2.019 foram registrados no Brasil mais de 16 mil casos e 15 óbitos registrados. Após duas décadas sem a circulação endêmica do vírus do sarampo a doença foi reintroduzida no Estado de São Paulo. A Secretaria Estadual de Saúde, desde o início de 2.019 até o dia 14 de janeiro deste ano, foram confirmados no estado 16.676, sendo que 30.648 casos foram descartados e 6.392 ainda estão em investigação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *