DIA DO JORNALISTA É COMEMORADO GANHANDO EVIDÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Nesta terça-feira (07) é comemorado o dia do Jornalista, o profissional que presta serviços à população deixando toda população bem informada, ainda mais durante esta pandemia do Covid-19, onde esses profissionais trabalham incansavelmente.

A (Abraji) Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo chama a atenção pelas condições que os profissionais de imprensa estão passando durante esta pandemia.

Durante os três primeiros meses de 2020, o monitoramento de violações à liberdade de expressão feita pela Abraji, apontaram 24 ataques contra a imprensa. O mapeamento revela também que durante esses cinco meses   cinco desses ataques foram durante a cobertura de notícias do Covid-19.

De acordo com o professor de Jornalismo e mestre em Comunicação e Cultura, Alexandre Mota, é no contexto da Covid-19 que evidencia o valor do jornalismo. 

“É nesse momento, de alarme na saúde pública, que o jornalismo mostra que é mais do que polarização, vários lados, vigilância e cobrança dos poderes, que jornalismo é principalmente prestação de serviço, que é uma profissão com apego à verdade dos fatos, além de ser também espaço de posicionamento, mas com embasamento na ciência e em instituições de referência, como a Organização Mundial da Saúde”, afirma Mota. 

“É importante ver sendo ratificado o profissional jornalista como prestador de um serviço essencial, que tem que estar na rua, que precisa circular em segurança para o bem da sociedade, ao lado dos profissionais de saúde, dos profissionais da segurança pública, da limpeza urbana, é uma forma de valorização da profissão pelo trabalho que presta”, finaliza o professor Alexandro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *