DIA DO TRABALHO

A história do Dia do Trabalho surgiu em Chicago, nos Estados Unidos em 1º de maio de 1.886, quando muitos trabalhadores foram às ruas protestar contra a jornada exaustiva diária, que podia chegar até 17 horas. Homens e mulheres lutavam por uma carga horária de 08 horas e melhores condições de trabalho. No mesmo dia, todos os trabalhadores americanos realizaram uma greve geral no país. As manifestações ficaram conhecidas como a “Revolta de Haymarket”.

Nos dias seguintes, os trabalhadores continuaram reivindicando e os policiais começaram a entrar em conflito com os grupos. Quanto mais as forças armadas repreendiam, mais os manifestantes continuavam, e a importância da data ficava marcada.

Em consequência dos protestos realizados, a França decretou 1º de maio como feriado nacional, e reduziu a jornada de trabalho para 8 horas, em 23 de abril de 1.919. Logo após, diversos países passaram a tomar a mesma medida.

Nos Estados Unidos, a data é celebrada anualmente na primeira segunda-feira do mês de setembro. Apesar do feriado ser reconhecido em 1.894, a redução da jornada de trabalho para 8 horas foi efetivada em 1.890.

As primeiras manifestações trabalhistas no Brasil ocorreram em 1.891, nas principais cidades da época, Rio de Janeiro e São Paulo. Com o passar dos anos, as pessoas passaram a se reunir por todo o país no dia 1º de maio, realizando discursos, apresentações musicais, passeatas e outras atividades.

Em 1.910, com o surgimento do Movimento Operário no país, os trabalhadores foram impulsionados ainda mais por ideais socialistas e anarcossindicalistas, e os protestos se intensificaram. Em decorrência do Movimento Operário, em 1.917, cerca de 50 mil pessoas paralisaram o trabalho em São Paulo. A iniciativa passou a ser prática comum, sempre no 1º de maio.

A data foi oficializada no país pelo presidente Arthur da Silva Bernardes (1922-1926) por meio do Decreto 4.859 de 26 de setembro de 1.924. Nas décadas de 1.930 e 1.940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar o 1º de maio, não apenas para homenagear os trabalhadores, mas como também para divulgar mudanças e benefícios trabalhistas através de instituições de leis. Podendo ser citado como exemplo, a legislação sobre o “Salário Mínimo”, devendo ser reajustado anualmente, com intuito de suprir as necessidades básicas do cidadão brasileiro (alimentação, moradia, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social). Outro exemplo foi à criação da “Justiça do Trabalho”, voltada especificamente para resolver questões judiciais com relação aos trabalhos e aos direitos dos trabalhadores. 

“A nova cultura começa quando o trabalhador e o trabalho são tratados com respeito”. Máximo Gorky

“Um homem é um sucesso se pula da cama de manhã e vai dormir à noite, e, nesse meio tempo, faz o que gosta”. Bob Dylan

“O trabalho é a melhor e a pior das coisas: a melhor se for livre; a pior se for escravo”. Émile Auguste Chartier

“Deus nos concede o privilégio de trabalhar, a fim de agir por nós mesmos, e para que tenhamos a benção de substituir aqueles que não entendam a felicidade de trabalhar”. Francisco Xavier

“Uma máquina pode fazer o trabalho de cinquenta pessoas comuns. Nenhuma máquina pode fazer o trabalho de uma pessoa extraordinária!”. Elbert Hubbard

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *