DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado anualmente em 12 de maio.

Também conhecido como Dia Internacional dos Enfermeiros, esta data homenageia o trabalho e contributo dos enfermeiros e enfermeiras para a  proteção da saúde nos hospitais.

O trabalho desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência contínua de cuidados médicos.

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1.965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1.974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.

O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. 

Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1.853 e 1.856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos.

Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1.860.

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1.938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1.938.

No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio e termina em 20 de maio com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *