EDP É A PRIMEIRA EMPRESA DO SETOR A TESTAR CAMINHÃO ELÉTRICO EM SUA OPERAÇÃO

Modelo iEV1200T, da JAC Motors, está sendo utilizado em setembro nas cidades de Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Guarulhos. Testes trarão subsídios para adoção desta tecnologia na frota pesada da Companhia

São Paulo, 30 de setembro de 2020 – A eletrificação da frota e fomento à mobilidade elétrica no país seguem com um dos pilares da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro. Com o objetivo de liderar a transição energética do setor, a Empresa deu mais um passo por meio de uma parceria com a JAC Motors, e será a primeira do setor, no Brasil, a testar um caminhão elétrico em seus serviços. O modelo iEV1200T está sendo utilizado na área de concessão da distribuidora da EDP em São Paulo, nas cidades de Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Guarulhos, durante o mês de setembro.

Ao sair na frente nos testes com o veículo, a EDP busca entender os resultados na operação e avaliar se as características do modelo são as mais adequadas às necessidades da Empresa. O caminhão iEV1200T é o primeiro 100% elétrico, abaixo de 8 toneladas de peso bruto total, disponível no mercado brasileiro. O modelo possui um custo total por quilômetro rodado até cinco vezes menor que seu equivalente a diesel. O caminhão elétrico atuará em operações de manutenção e serviços da Distribuidora de energia.

Durante o período de testes, a EDP estima uma redução de 64% nos custos com o abastecimento do veículo, considerando um cenário mais conservador. Na manutenção, a economia pode chegar a 70%. Para o meio ambiente, os ganhos seriam ainda maiores pois, considerando uma média de 1 mil quilômetros rodados por mês, um veículo a combustão emite cerca de 2.800 quilos de CO2, enquanto o caminhão elétrico não gera emissões de dióxido de carbono para o meio ambiente. A Companhia conta com uma frota de aproximadamente 150 caminhões.

“A EDP tem a intenção de ter sua frota 100% elétrica até 2030. Os veículos pesados são nossos maiores desafios e estamos tendo grande êxito ao ser pioneiros no uso do caminhão elétrico. O resultado dos testes pode nos permitir, em um horizonte de tempo mais rápido do que esperávamos, o início da implantação desses veículos em nossa frota”, afirma Nuno Pinto, head de Mobilidade Elétrica e Serviços ao Cliente da EDP Smart.

O novo caminhão elétrico tem torque imediato de 1200 Nm (Newton/metros), câmera 360 graus, luzes de LED diurnas e vem equipado com uma bateria de 97 kWh de capacidade. Para carregar o veículo, a EDP fará uso de sua rede de recarga nas sedes da companhia ou em vias públicas.

A linha oferece ainda uma tecnologia inteligente, o i-Pedal. Isso permite que, ao tirar o pé do acelerador, o motor elétrico se transforme em gerador e recarregue a bateria, podendo elevar a autonomia do veículo em até 20%. 

“A cessão pioneira do nosso caminhão elétrico à EDP enaltece a chegada desse produto ao Brasil, uma vez que estamos nos conectando a uma das maiores e mais respeitadas companhias de energia do mundo”, afirma Pedro Mendes, diretor de Vendas Corporativas da JAC Motors Estratégia em Mobilidade Elétrica.

EDP e JAC já haviam firmado uma parceria em 2019. Na ocasião, a EDP, por meio da EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da Companhia, tornou-se a fornecedora indicada de equipamentos de recarga para os clientes que adquirem veículos 100% elétricos da JAC Motors. Além disso, a EDP Smart também instalou 30 postos de recarga nas concessionárias da empresa automotiva em território nacional.

A eletrificação da mobilidade é um eixo da estratégia do Grupo EDP. A Companhia busca o desenvolvimento de novas ofertas e soluções comerciais que promovam a transformação da matriz energética. A Empresa quer liderar o movimento dessa transição para uma economia de baixo carbono.

No ano passado, a EDP apresentou em Chamada Pública da Aneel sobre o tema Mobilidade Elétrica Eficiente projetos que representam um investimento de cerca de R$ 50 milhões, via Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, recursos próprios e de parceiros.

O principal deles, iniciado no final de 2019, envolve a implementação de 30 novos pontos de carregamento que vão cobrir todo o Estado de São Paulo e conectar os principais corredores elétricos do País, interligando a capital paulista a Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis. É o primeiro e maior projeto da América do Sul de instalação de carregadores ultrarrápidos (150kw e 350kw). O empreendimento terá um investimento de R$ 32,9 milhões e vai conectar 64 pontos de carregamento, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão. 

Já em novembro do ano passado, a EDP deu início a um projeto-piloto de mobilidade em parceria com a VIX Logística, empresa do Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados empresariais de transporte e logística do País, com o objetivo de desenvolver um sistema de recarga para frotas de ônibus elétricos no Espírito Santo. A iniciativa também foi contemplada na Chamada Pública da Aneel e tem duração prevista de cerca de dois anos, com investimento de R$ 6,5 milhões.

Em dezembro de 2019, a EDP, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai, inaugurou a maior rede de postos de carregamento de carros elétricos do Espírito Santo. O projeto contou com um investimento de cerca de R$ 350 mil e implantou sete estações de recarga.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 14 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

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