EM MAIO TERMINA PRAZO PARA REGULARIZAR O TITULO ELEITORAL.

A população que teve seu título de eleitor cancelado pode regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral até o dia 06 de maio, caso contrário não poderá votar nas eleições municipais que vão ocorrer em outubro deste ano para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.  

Dados informados pela Justiça Eleitoral indicam que foram cancelados 2,4 milhões de títulos de eleitor devido aos eleitores que deixaram de votar e justificar sua ausência por três eleições seguidas.

O cancelamento do título de eleitor causa outros transtornos para o cidadão, fora a impossibilidade votar, a expedição de passaportes, fazer matrícula em universidades públicas, tomar posse em cargos públicos, entre outras restrições, por isto deve fazer a regularização. 

Para regularização, o cidadão deve comparecer a um cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (ERA) e apresentar documento com foto. A multa que será cobrada é de R$ 3,51 por cada turno que o eleitor não compareceu para votar.

O eleitor pode averiguar sua situação no site do (TSE) Tribunal Superior Eleitoral, para verificar se está quites com a Justiça Eleitoral.

O primeiro turno das eleições será no dia 04 de outubro, e caso ocorra segundo turno no dia 25 de outubro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *