ESTADO DE SÃO PAULO VAI ANALISAR AS ZONAS DE RISCO

O governador de São Paulo, João Doria apresentou nesta quarta-feira (22) um plano para flexibilizar a quarentena contra o coronavírus no estado a partir do dia 11 de maio. A programação valerá para atividades econômicas e começará por regiões menos afetadas pela Covid-19 e setores econômicos com menor risco de contaminação. Doria destacou que o retorno será “gradual, heterogêneo e de forma segura”. “Quem determina nossos passos são a saúde e a medicina”, afirmou o governador.  

O estado de São Paulo está sob regime de isolamento social desde o dia 24 de março e assim seguirá até o dia 10 de maio. A taxa de isolamento social registrada no estado e na capital paulista nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes foi de 57%.

Para promover a redução da quarentena, o governo vai classificar os 645 municípios do estado em zonas vermelha, amarela e verde. Será com base nessa escala de risco que a suspensão da quarentena será aplicada. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, esse monitoramento será realizado nas próximas duas semanas, enquanto todo o estado, sem exceção, continuará em isolamento social.

A suspensão do isolamento social está condicionada a circunstâncias de evolução da pandemia nos próximos 15 dias e não prevê, numa primeira fase, um retorno do funcionamento de escolas.

“Ninguém falou aqui que não teremos mais quarentena a partir de 10 de maio. Teremos o plano São Paulo”, disse Doria referindo-se ao programa de reabertura progressiva da atividade econômica. 

“Em São Paulo não tem nenhum tipo de improviso ou pressão aceita pelo governador”, completou o vice-governador, Rodrigo Garcia, num recado a prefeitos que, unilateralmente, estão anunciando flexibilização da quarentena para o comércio local.

Doria disse que confia no diálogo com prefeitos, mas que, se preciso, tomará medidas judiciais para que a quarentena seja cumprida por todas as cidades até 10 de maio. 

O estado tem oficialmente 15.385 casos confirmados de Covid-19 e 1.093 mortes. A projeção é que o número de óbitos chegue a cerca de 3 mil até o dia 03 de maio.

Também foi informado nesta tarde que a fila de exames para o coronavírus foi zerada no estado, e que o tempo de espera atual por um resultado é de até 48 horas. 

O aumento de testes é uma das condições para que o estado reduza as medidas de distanciamento social. Mas o governo estadual ainda não tem previsão de aplicação de testes rápidos na população em geral para medir o índice de imunização no estado. Por enquanto, o plano é testar profissionais de segurança, saúde e de serviços essenciais.

Nesta terça-feira (21), a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 53% no estado e de 73% na região metropolitana. Em relação ao uso dos leitos de enfermaria os índices são de 40% e 63%, respectivamente.

O governador orientou policiais a impedirem o fechamento de ruas por protestos em regiões onde ficam unidades hospitalares. Como alternativa, ele sugeriu que os manifestantes façam seus atos pela internet. Desde a semana passada, Doria vem sendo alvo de protestos na capital paulista que pedem seu impeachment.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *