EU SÓ QUERIA ENTENDER??????????FALTOU VACINA???

Nota Oficial da Prefeitura, comunica que o Estado não remeteu as vacinas necessárias para dar atendimento a população que foi se vacinar hoje nos postos de saúde do municipio.

Também diz a nota que o Estado deveria enviar 125.000 dose porém só enviou 39 mil.

Na mesma nota a Prefeitura informa que notificou o Estado para que complemente o numero de 135.000 vacinas convencionadas para a 1a. etapa.

Queria saber como municipe o seguinte:

1o. Se a Secretaria da Saúde recebeu uma quantidade menor que a necessária se ela notificou o Estado no recebimento, isto a Nota Oficial não informa, apenas menciona que está pedindo o total de doses que deveria receber, senão a impressão que se tem é que soltamos o rojão e estamos correndo atrás da vareta.

2o. O município trabalhou sem previsão da quantidade que iria aplicar, pois desde o inicio do mês existe uma campanha informando que a vacinação seria antecipada e necessária devido ao coronavírus.

Elogiável a campanha do drive-thru que a prefeitura implantou pois facilitou bastante para as pessoas.

Também aproveitamos para elogiar a montagem de um hospital de campanha da prefeitura, porém não adianta tudo isto e não ter a estrutura para receber os pacientes.

Outro exercicio que tivemos por aqui na redação hoje foi tentar falar com a prefeitura e também na comunicação e apenas para dar uma alô aos colegas da imprensa, o numero de celular que consta na pagína da comunicação o serviço de telefonia informa que ele não existe.

Para um departamento de comunicação, isto é INCRÍVEL.

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA

Estado envia número menor de vacinas contra gripe e doses acabam mais cedo em UBS

A aplicação da vacina contra a gripe em Guarulhos, no primeiro dia da Campanha Nacional, voltada para pessoas com 60 anos ou mais, teve de ser interrompida mais cedo devido à falta de doses em alguns pontos. O Governo do Estado, responsável pelo abastecimento dos municípios, havia informado que Guarulhos deveria receber 125 mil doses para atender o público-alvo desta primeira etapa. Contudo, enviou apenas 39 mil.

Atenta à grande procura pela vacina, facilitada pelo sistema drive thru em algumas UBS, logo pela manhã a Prefeitura de Guarulhos enviou ofício à Secretaria Estadual de Saúde para que complemente imediatamente o estoque necessário para atender a população de Guarulhos. A previsão é que o município receba antecipadamente as entregas programadas ainda nesta semana.

Apesar dessa situação, o processo de vacinação da população idosa se mostrou muito eficiente e organizado, com as UBS recebendo as pessoas com filas espaçadas, evitando aglomerações não obstante a grande procura, e aplicando a vacina em áreas externas das unidades. Por sua vez, a adoção do sistema drive thru em alguns locais foi um sucesso, com as pessoas idosas recebendo a imunização contra a gripe dentro dos veículos, minimizando ao extremo o risco de se contaminar.

Etapas da Campanha de Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que terá o Dia D de mobilização nacional em 9 de maio, segue até o dia 22 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, a priorização dos idosos nesta primeira fase, mesmo diante da não eficácia da vacina de influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o novo coronavírus. Além disso, a Pasta leva em consideração os estudos e dados que apontam que os casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. Por isso é importante que os munícipes respeitem as etapas da vacinação.

1ª ETAPA (a partir de 23 de março): Pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

2ª ETAPA (a partir de 16 de abril): Professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e forças de segurança e salvamento.

3ª ETAPA (a partir de 9 de maio): Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes, jovens sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Confira aqui as UBS que estão vacinando em postos volantes

UBS Flor da Montanha
EPG Capitão Gabriel José Antônio. Rua Edson de Souza, 724, Picanço

UBS Paraventi (voltou a vacinar na unidade)
Grêmio Saae. Rua Vila Lobos, 305-361, Jardim Pinhal

UBS Tranquilidade
EPG Izolina Alves David. Rua Diva, 245, Torres Tibagy

UBS Ponte Grande
EPG Anita Malfatti. Rua José Sargentini, 35, Ponte Grande

UBS Vila Barros
EE Professor Roberto Alves dos Santos. Rua Carlos Korkischko, 444, Vila Barros

UBS Munhoz
Colégio Bauer. Avenida Professor José Munhoz, 437, Jardim Munhoz

UBS Cavadas e Itapegica
Escola Municipal da Emília. Rua João Loprete, 234, Vila São João

Ambulatório da Criança
Associação 8 de Dezembro (ao lado do ambulatório). Rua Oswaldo Cruz, 95, Centro

UBS Fortaleza
Em frente à unidade. Rua Hilário Pires de Freitas, 155, Jardim Fortaleza

UBS Bananal e Santos Dumont
E. E. Professor Maurício Nazar. Rua João Dias, 247, Parque Santos Dumont

UBS Presidente Dutra
E.E. Padre Bruno Ricco. Avenida Rio Real, 379, Jardim Presidente Dutra

UBS Santa Paula
Igreja São João Evangelista. Rua Maria Roza de Campos, 116, Bonsucesso

UBS Cumbica II
Supermercado Nagumo (ao lado da UBS). Rua Sena Madureira, s/n°, Jardim Cumbica

UBS Pimentas
Praça Felício Antônio Alves, s/n° (ao lado da UBS), Pimentas

UBS Cumbica “Mário Luiz Macca” (voltou a vacinar na unidade)
Rua Ribas do Rio Pardo, 191, Jardim Cumbica

UBS Nova Cidade
Supermercado Nagumo. Avenida Jurema, 1.065, Parque Jurema

As UBS que não foram citadas com postos volantes irão vacinar normalmente. Os postos volantes podem sofrer alterações. Na dúvida, o usuário pode entrar em contato por telefone com a UBS em que é cadastrado para confirmar o local de vacinação. Os contatos de todas as unidades estão disponíveis no site da Prefeitura, no link www.guarulhos.sp.gov.br/index.php/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Atenção às notícias falsas

Não é verdadeira a informação que está circulando no WhatsApp que em Guarulhos os idosos serão vacinados por ordem alfabética e os trabalhadores só serão vacinados a partir do dia 30 de março. Todos os idosos e trabalhadores da saúde serão vacinados a partir desta segunda-feira (23), sem critério de ordem alfabética. Na dúvida, sempre verifique a informação nos canais oficiais da Prefeitura, da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde. Não passe a informação adiante sem a certeza de que é verdadeira.

Subsecretaria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *