FIM DE PAPO: GUARULHENSE VAI TER QUE PAGAR PEDÁGIO DIZ ANTT.

A 7ª audiência pública realizada pela (ANTT) Agência Nacional de Transportes Terrestres a fim de discutir as condições da nova concessão para a Rodovia Presidente Dutra, ocorreu na tarde desta quinta-feira 06.02, às 14h30 no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), no Jardim Pinhal, e acabou provocando o encerramento da sessão da Câmara Municipal que ia ocorrer no mesmo horário, para que os vereadores pudessem participar desta audiência publica.

Segundo a proposta da ANTT, Guarulhos pode receber o montante de R$ 1,1 bilhões para ser investido em setores essenciais como saúde e educação.

O projeto original que foi apresentado em audiências anteriores, ao contrário do que o presidente Jair Bolsonaro informou, de acordo com o prefeito Guti, que disse que havia conversado com Bolsonaro e que não teríamos cobrança de pedágio entre Guarulhos e São Paulo e vice-versa, apenas a praça de pedágio em Barra Mansa (RJ) foi retirada do projeto pelo governo a do trecho Guarulhos São Paulo não foi retirada.

Quanto ao trecho de Guarulhos da rodovia federal permaneceu a proposta de cobrança de uso da pista expressa de R$ 0,15 por quilômetro percorrido, após o terceiro ano da concessão.

De acordo com as expectativas, o novo modelo proposto pode render para a nova concessionária o valor de R$ 64,5 bilhões por ano, e desta quantia R$ 1,1 bilhão serão destinados para o município de Guarulhos.

A agência vai receber até às 18h desta sexta-feira 07.02 sugestões para o processo de concessão.

Marcelo Fonseca, gerente de outorgas de estradas da ANTT, afirmou que não deve ser implantada praça de pedágio entre as duas maiores cidades do estado de São Paulo, e sim uma cobrança eletrônica para os motoristas que utilizarem as pistas expressas da Dutra, e que serão implementadas novas pistas marginais, expressa e principal.

“Tudo está em construção e não tem nada fechado. Em relação ao pedágio foi um mau entendimento que houve e a gente nunca trabalhou com a hipótese de colocar uma praça de pedágio entre Guarulhos e São Paulo. A gente vai oferecer uma opção de uma viagem mais rápida pela via expressa e conseguir reduzir de 40 minutos para 16 minutos”, afirmou.

O que se pode analisar depois desta audiência publica é que a concessão vai tirar do bolso dos usuários da rodovia com uma mão e devolver aos cofres do município quase nada com a outra.

Isto é praticamente um cala a boca.

***Foto ilustrativa de um pedágio americano de passagem.

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