FISCALIZAÇÃO FLAGRA DESMATAMENTO NA SERRA DA CANTAREIRA.

Na última quinta-feira 23.01, uma fiscalização integrada que contou com agentes da Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Justiça, Polícia Militar, Fundação Florestal e a GCM Ambiental, flagrou uma ação de desmatamento e loteamento clandestino no Parque Estadual do Itaberaba, na região de Guarulhos na Serra da Cantareira em plena zona de preservação ambiental.

Um dos responsáveis pelo crime que se encontrava no local do desmatamento foi notificado por órgãos municipais e estaduais, e deve responder a processo administrativo que pode resultar em multas.

O Parque do Itaberaba possui 15 hectares e fica entre os municípios de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel e Nazaré Paulista, sendo um importante remanescente da Mata Atlântica, das Serras da Cantareira e Mantiqueira e abriga uma grande biodiversidade e variada fauna regional.

A Secretaria do Meio Ambiente alerta que em se tratando de um local de conservação, todas as ações de desmatamento, construções e loteamentos são crimes ambientais que podem ocasionar multas, prisões e apreensões.

Durante uma reunião na sede da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, foi criado em outubro de 2.019 o grupo de fiscalização integrada com o objetivo de conter constantes invasões na região da Serra da Cantareira.

Denúncias podem ser feitas por qualquer cidadão, não sendo necessário se identificar através do telefone 0800-772-2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *