GUARULHOS AGUARDA RECURSOS PARA AMPLIAR NÚMERO DE LEITOS NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

O município de Guarulhos, na Grande São Paulo, é o terceiro com mais casos da Covid-19 no estado, já são mais de 1.940 infectados e 207 mortes. Para piorar, a lotação das UTIs dos hospitais públicos estão quase no limite: 97,5% dos leitos já estão ocupados, segundo dados divulgados pelo governo estadual nesta sexta-feira (22).

O estado é tão crítico que até o hospital de campanha construído para enfrentar a pandemia está praticamente lotado. No local, leitos clínicos, para tratamento mais leves, passaram a fazer o tratamento intensivo.

“A questão da UTI é que uma boa parte dos pacientes também sofrem com complicações renais e cardiológicas. Então é por isso que a demanda de UTI acaba sendo mais crítica”, explica o diretor de Saúde de Guarulhos, Maicon Rodrigues de Paula.

Com o sistema próximo do colapso, a cidade estuda a contratação de leitos de UTI particulares, mas ainda não tem detalhes de como isso seria feito. Há também a alternativa de transformar leitos clínicos em UTI, mas faltam equipamentos para isso.

A Prefeitura informou ao SP1 que aguarda recursos do governo estadual e federal para comprar mais aparelhos e ampliar o número de UTIs.

Enquanto a situação não melhora, o jeito é a população tomar todos os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde, como o isolamento social. Na última quinta-feira (21), a taxa de isolamento ficou em 47%, muito abaixo da meta estipulada pelo governo estadual, que é de 70%. 

Um comentário que precisa ser feito desta matéria é de que quando se fala em falta de recursos dos governo federal e estadual, temos que complementar que também deveríamos saber de que recursos a prefeitura fala, saber se faltou planejamento para este problema, saber se os problemas levantados pelas denuncias de compras efetuadas pela prefeitura levou o bloqueio de verbas para o município e se o governo estadual e federal realmente deixaram de mandar o que o prefeito pediu e que não veio.

Outro aspecto que precisa ser levantado é se as informações que chegam ao governo federal e governo estadual não é de que Guarulhos não precisa de recursos pois foi pago um preço exorbitante de mascaras a r$6,20 cada uma, se o que foi gasto com a famosa tenda é compatível com o mercado e também um governo que paga alimentação (700 mil previstos) para terceirizados através de uma compra em uma hamburgueria, não precisa receber verba do estado e da união para combate ao Covid-19.

A lei que transferia recursos dos fundos municipais, poderia chegar a 1 bilhão foi bloqueada por uma liminar judicial, toda esta publicidade negativa a Guarulhos pesa e pesou, afinal quem tem 1 bilhão para gastar neste momento não precisa de ajuda em detrimento dos pequenos municípios paulistas que vivem do FPM, fundo de participação dos municípios que recebem esta verba do Governo Federal e só vivem dela para pagar todos os gastos maiores da cidade e não entra nenhum outro recurso extra.

É sabido por todos Guarulhos que é um município rico mas que não sabe como gastar seu dinheiro, não sabe administrar seu orçamento e quando gasta, gasta mal, isto é o que a imprensa divulga lamentavelmente de nossa cidade.

Como sempre foi divulgado, somos um dos municípios com maior arrecadação do País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *