GUARULHOS ESTÁ FORA DO PLANO DE ABERTURA.

Ao menos 62 cidades da Grande SP e litoral estão na fase vermelha e não poderão reabrir comércio em 1º de junho, diz secretário

Dos 645 municípios paulistas, 583 estão nas fases laranja e amarela e poderão flexibilizar progressivamente as atividades econômicas, afirmou Marco Vinholi, secretário estadual de Desenvolvimento.


Plano do governo de São Paulo para flexibilização da quarentena — Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Plano do governo de São Paulo para flexibilização da quarentena — Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Dos 645 municípios paulistas, ao menos 62 deles não poderão reabrir parte do comércio a partir de 1º de junho porque ainda estão na fase vermelha do plano estadual de combate ao coronavírus, segundo informou ao G1 na noite desta quarta-feira (27) a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. As cidades que não poderão flexibilizar as atividades econômicas durante a quarentena estão nas regiões da Grande São Paulo (com exceção da capital), Baixada Santista e Registro, essas duas últimas no litoral (veja abaixo quais são).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Marco Vinholi, apesar disso, o governo vai permitir, no próximo mês, que as demais 583 cidades que estão nas fases laranja e amarela possam flexibilizar progressivamente os serviços comerciais que antes estavam proibidos de funcionar.

A decisão, explicou o secretário da pasta, caberá a cada prefeitura por meio de decretos municipais a partir do próximo mês, já segunda-feira, 1º de junho.

“Nós estamos posicionamento aquela região. Qual a parte que ela está da epidemia. Então a que está em vermelho nós não autorizamos abrir nada”, disse o secretário Vinholi. “62 [cidades] não poderão [reabrir parcialmente o comércio]”.

Na manhã desta quarta, o governador João Doria (PSDB) anunciou como funcionará o Plano São Paulo para a reabertura gradual das atividades econômicas não essenciais para as cidades em razão da quarentena imposta desde 24 de março e prorrogada até 15 de junho. Até lá continua a obrigatoriedade do uso de máscaras para quem sair às ruas.

Governo anuncia plano de retomada da economia

Governo anuncia plano de retomada da economia

Desde então foi permitido o funcionamento de serviços essenciais, como os de saúde, alimentação, abastecimento, construção civil e algumas indústrias. Os demais não puderam abrir.

Durante esse período, as 17 regiões administrativas do estado foram classificadas em fases, que são divididas em cinco cores: vermelha, laranja, amarela, verde e azul (veja quadro acima).

  • Na fase vermelha não será permitida a abertura do comércio;
  • Na fase laranja será permitida a abertura do comércio com restrição;
  • Na fase amarela será permitida a abertura do comércio, mas com algumas restrições;
  • Na fase verde será permitida a abertura do comércio, ainda com algumas restrições;
  • E na fase azul será permitida a abertura total do comércio, sem restrições;
Governador João Doria fala sobre o Plano São Paulo

Governador João Doria fala sobre o Plano São Paulo

16 de maio - Pessoas são vistas na Linha 3-Vermelha do metrô de São Paulo (SP), neste sábado (16), com máscaras para se protegerem da Covid-19 — Foto: Willian Moreira/Futura Press via Estadão Conteúdo

16 de maio – Pessoas são vistas na Linha 3-Vermelha do metrô de São Paulo (SP), neste sábado (16), com máscaras para se protegerem da Covid-19

Os critérios de classificação das cidades por regiões e fases de cores levaram em conta a relação do número de leitos hospitalares, principalmente os de Unidade de Terapia Intensiva (UTI’s), com o número de pessoas infectadas pela Covid-19.

“Os índices de capacidade hospitalar e de evolução da pandemia, eles são aí aferidos mundialmente para fazer a saída”, disse Vinholi.

Mudança de discurso

A taxa de isolamento social, que vinha sendo adotada pelos governos estadual e municipal como um dos principais critérios para definição de medidas para contenção da doença – com índice mínimo de 55% – deixou de balizar as ações para flexibilização da quarentena com a reabertura gradual do comércio.

O índice de isolamento chegou a pautar as medidas tomadas pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), quando impôs bloqueios em grandes vias e, depois, determinou a ampliação do rodízio na cidade.

O governador João Doria (PSDB) também disse que cidades com índices abaixo de 55% estariam automaticamente fora de flexibilizações da quarentena.

Mas a taxa de isolamento social, que antes havia sido anunciada pela governo como um dos critérios para a retomada da economia, foi descartada para classificar as cidades nessas fases por cores.

Questionado sobre essa mudança, o secretário de Desenvolvimento respondeu que “a taxa de isolamento não é usada em nenhum lugar do mundo como critério para a saída [da quarentena]”. Segundo Vinholi, o objetivo de se manter uma taxa de isolamento acima de 55% foi o de evitar maior risco de contágio pela doença e, consequentemente, a lotação dos leitos hospitalares com pacientes infectados.

A partir desse novo cálculo, balizado pelos números de leitos hospitalares ocupados e de pessoas infectadas, as cidades que estão nas regiões da Grande São Paulo, Baixada Santista e Registro foram classificadas dentro da fase vermelha e, por esse motivo, não poderão realizar a flexibilização do comércio. A área vermelha no mapa impede a retomada gradual da economia.

A exceção foi a capital, que na Grande São Paulo, foi a única a conseguir a classificação da fase laranja, que possibilidade reabrir parcialmente o comércio. Nenhuma outra cidade ou região do estado alcançaram a fases verde, com mais abertura da atividade comercial, e azul, com reabertura total do comércio.

O secretário de Desenvolvimento de SP, Marcos Vinholi, durante coletiva de imprensa em 7 de maio — Foto: Reprodução/YouTube

O secretário de Desenvolvimento de SP, Marcos Vinholi, durante coletiva de imprensa em 7 de maio — Foto: Reprodução/YouTube

62 cidades

Veja abaixo quais são os 62 municípios que estão na fase vermelha e terão de aguardar, pelo menos mais 15 dias, até que o governo faça uma nova classificação deles para saber se conseguiram ir para a fase laranja:

Grande São Paulo

  1. Arujá
  2. Barueri
  3. Biritiba-Mirim
  4. Caieiras
  5. Cajamar
  6. Carapicuíba
  7. Cotia
  8. Diadema
  9. Embu
  10. Embu-Guaçu
  11. Ferraz de Vasconcelos
  12. Francisco Morato
  13. Franco da Rocha
  14. Guararema
  15. Guarulhos
  16. Itapecerica da Serra
  17. Itapevi
  18. Itaquaquecetuba
  19. Jandira
  20. Juquitiba
  21. Mairiporã
  22. Mauá
  23. Mogi das Cruzes
  24. Osasco
  25. Pirapora do Bom Jesus
  26. Poá
  27. Ribeirão Pires
  28. Rio Grande da Serra
  29. Salesópolis
  30. Santa Isabel
  31. Santana de Parnaíba
  32. Santo André
  33. São Bernardo do campo
  34. São Caetano do Sul
  35. São Lourenço da Serra
  36. Suzano
  37. Taboão da Serra
  38. Vargem Grande Paulista
Voluntários distribuem máscaras e orientam as pessoas que tiverem circulando sem proteção em Guarujá — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Voluntários distribuem máscaras e orientam as pessoas que tiverem circulando sem proteção em Guarujá — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Baixada Santista

  1. Bertioga
  2. Cubatão
  3. Guarujá
  4. Itanhaém
  5. Mongaguá
  6. Peruíbe
  7. Praia Grande
  8. Santos
  9. São Vicente

Registro

  1. Barra do Turvo
  2. Cajati
  3. Cananéia
  4. Eldorado
  5. Iguape
  6. Ilha Comprida
  7. Iporanga
  8. Itariri
  9. Jacupiranga
  10. Juquiá
  11. Miracatu
  12. Pariquera-Açu
  13. Pedro de Toledo
  14. Registro
  15. Sete Barras
Plano do governo de São Paulo para flexibilização da quarentena no estado — Foto: Governo de SP/Divulgação

Plano do governo de São Paulo para flexibilização da quarentena no estado — Foto: Governo de SP/Divulgação

Fase laranja

Na fase laranja as cidades podem reabrir:

  • Atividades imobiliárias (com restrição)
  • Escritórios (com restrição)
  • Concessionárias (com restrição)
  • Comércio (com restrição)
  • Shopping Center (com restrição)

“A que está em laranja, ele tem autonomia para abrir, mas nós estamos dizendo para ele que ainda é uma situação com um certo risco, situação de controle. Um risco que ele deve avaliar de abrir ou não, de acordo com seus municípios. E daí, dentro disso, a gente coloca lá quais são os comércios que podem abrir”, declarou Vinholi.

Fase amarela

Na fase amarela os municípios podem reabrir:

  • Atividades imobiliárias
  • Escritórios
  • Concessionárias
  • Bares, restaurantes e similares (com restrição)
  • Comércio (com restrição)
  • Shopping Center (com restrição)
  • Salão de beleza (com restrição)

“E na zona amarela, zona de flexibilização, ou seja, aí podem abrir mais um pouco que comércio”, explicou Vinholi.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *