GUARULHOS RECEBE MAIS 10.OOO DOSES DE VACINA PENTAVALENTE.

O município de Guarulhos recebeu hoje 21.01, mais 10 mil doses da vacina pentavalente, que é administrada em crianças de dois a seis meses de idade para prevenir a Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B, que podem causar meningite e outros tipos de infecções. O Ministério da Saúde já tinha encaminhado para o município em 08.01 um lote de 6.000 doses da vacina. 

A vacina pentavalente que está em falta em todo país desde agosto de 2.019, segue sem previsão de normalização pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde do município administra em média cerca de seis mil doses da vacina por mês, em situação de regularidade. 

Desde que ocorreu o início do problema do desabastecimento nacional, Guarulhos recebeu apenas 25.350 doses da vacina, sendo que dois repasses anteriores ocorreram nos dias 14 e 31 de outubro de 2.019.

O município não tem recebido as doses da vacina regularmente todos os meses, e o montante que recebe no período é equivalente a 2.000 doses a menos do que recebem para atender a demanda. 

As 10 mil doses que o município recebeu nesta terça-feira, vão ser distribuídas às Unidades Básicas de Saúde, que foram orientadas para registrar o nome das crianças que compareceram aos postos de saúde durante o período de desabastecimento. A partir de amanhã 22.01 as UBS’s vão começar a convocar as crianças que estão na fila de espera de acordo com a disponibilidade de doses que receberam hoje.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *