Será? O complexo Rodoanel Mário Covas (SP-021) deveria ter sido concluído há décadas. Mas o empreendimento sofreu com corrupção e falcatruas. Atualmente, trechos 1 e 2 têm 31,04% de avanço na construção.

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O anúncio de que as obras do Rodoanel Mário Covas (SP-021), trecho Norte – atualmente administrado pelo Grupo Via Appia, que venceu o leilão em março de 2023 – serão finalizadas em setembro de 2026 é mais uma, entre dezenas de promessas feitas pelo Governo de São Paulo.

Ao longo de décadas, o empreendimento sofreu com paralisações, que envolveram escândalos e falcatruas e investigações da Polícia Federal (PF).

Agora, após vencer o leilão em março de 2023, o Grupo Cia Appia está à frente das obras para, finalmente, concluir o trecho restante de 43,8 quilômetros. De acordo com a Agência Reguladora de Transporte de São Paulo (Artesp), os trabalhos alcançaram 31,04%, em janeiro deste ano.

Com investimento previsto de R$ 3,4 bilhões, o projeto ligará a região Metropolitana de São Paulo às rodovias estaduais e federais, desviando o trânsito pesado das marginais Tietê e Pinheiros.  Isso resultará em uma melhoria significativa no transporte coletivo e individual, tanto na capital quanto nas cidades adjacentes.

O projeto foi dividido em dois trechos principais: o primeiro, que liga as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, e o segundo, que se estende da Rodovia Fernão Dias até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, no município de São Paulo. Com extensão total de 43,8 quilômetros, o trajeto passará pela capital paulista, Arujá e Guarulhos, e inclui 107 Obras de Arte Especiais (OAEs), compostas por 44 pontes e 63 viadutos, além de sete túneis duplos. Além disso, o empreendimento também contempla um ramal de ligação ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, com 3,6 km de extensão.

Contratualmente, a retomada das obras de implantação do Rodoanel Norte estavam previstas para setembro de 2024, mas foram antecipadas para o mês de abril pela concessionária Via SP Serra. A prioridade, então, é a conclusão do trecho compreendido entre a interseção do Rodoanel Norte com a Rodovia Presidente Dutra até o trevo de acesso à Fernão Dias (que corresponde a, aproximadamente, 90% do trecho 1), cujo prazo é até setembro de 2025. O trecho 2 e o restante do 1 deverão ser finalizados até setembro de 2026.

Desde a retomada das obras, os trechos 1 e 2 apresentaram avanços significativos, com 18,45% e 12,58% de evolução, respectivamente, totalizando 31,04%. O trecho 1, que engloba os lotes 6, 5 e 4, corresponde a 31,36% do projeto, enquanto o 2 (lotes 3, 2 e 1) representa 68,64%.

Andamento dos trabalhos

Conforme mostra o relatório da Artesp, os serviços em andamento no Rodoanel Norte, até janeiro, incluíam no lote 6 serviços de drenagem, preparo de pavimento e construção de OAEs. No lote 5, por exemplo, escavação para conclusão da abertura do túnel no lado oeste (pista externa). No 4, as equipes estavam concentradas no revestimento das camadas superiores de pavimento (Binder) e na conclusão do trecho final da primeira etapa de construção do Rodoanel.

No lote 3, seguia a manutenção dos túneis 302 e 301, além do desmonte de rocha. Já no lote 2, estava sendo realizada a limpeza geral, melhorias de acessos, serviços de estrutura de pavimento e fresagem, manutenção dos túneis 201 e 202 e britagem do material rochoso próximo à estaca 2.000. Por fim, no lote 1, execução de berço de concreto para apoio dos pilares do viaduto da OAE 109, entre outros serviços.

São mais de 1.800 profissionais (diretos, indiretos e subcontratados) atuando em diferentes frentes de trabalho. Além dos serviços realizados em cada lote, continuam os trabalhos de remoção de objetos, ações para desocupação de áreas do sistema rodoviário e limpeza geral da obra.

Nova previsão de conclusão do Rodoanel, trecho Norte, é anunciada para 2026
NOVA DATA: Nova previsão de conclusão do Rodoanel, trecho Norte, é anunciada para 2026. Foto: Divulgação/Dersa

Andamento das obras por trecho

Trecho 1

  • Lote 6: 11,95 quilômetros de extensão, passando por Guarulhos e Arujá, com acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e 33 Obras de Arte Especiais;
  • Lote 5: extensão de 7,95 quilômetros, percorrendo predominantemente o município de Guarulhos, com 13 OAEs e um túnel duplo;
  • Lote 4: 9,17 quilômetros de extensão ao longo do eixo principal, percorrendo São Paulo e Guarulhos, com 38 OAEs e um túnel duplo.

Trecho 2

  • Lote 3: extensão de 3,62 km ao longo do eixo principal do empreendimento, percorrendo predominantemente o município de São Paulo, com duas OAEs e dois túneis duplos;
  • Lote 2: 4,88 km de extensão, percorrendo o município de São Paulo, com oito OAEs e dois túneis duplos;
  • Lote 1: extensão de 6,42 km ao longo do eixo principal do empreendimento, percorrendo predominantemente o município de São Paulo, iniciando-se na interseção da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães na junção com o Trecho Oeste, com 13 OAEs e um túnel duplo.​​

Histórico do Rodoanel

O que parecia ser uma novela está mais para uma série. As obras de construção do Rodoanel Metropolitano de São Paulo foram iniciadas nos anos 1990.

O primeiro edital foi lançado em 1998 pelo ex-governador Mário Covas. Desde então, a obra que deveria ser concluída em 8 anos se arrasta desde então. Esse projeto foi considerado um dos principais trunfos dos governadores tucanos que sucederam Covas depois da sua morte, em 2002.

Rodoanel, um dia você vai andar nele“. A frase pode soar estranho, mas faz todo sentido quando se analisa o histórico, a evolução das obras do megaprojeto do governo estadual. Afinal, tudo começou no início dos anos 1990, mais precisamente em 1991, e até hoje, 32 anos depois, ainda não foi concluído.

Em janeiro de 2019, próximo de completar 30 anos de obras, o Rodoanel Mário Covas sofreu nova paralisação nos lotes 1, 2 e 3. Na ocasião, por iniciativa da Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A., informou por meio de um comunicado no dia 2/1/2019:

A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A informa que, diante da incapacidade das empresas para a continuidade das obras dos lotes 1, 2 e 3 do Rodoanel Norte, decidiu rescindir os respectivos contratos, conforme publicação no Diário Oficial do Estado em 14/12/2018. A Companhia prepara novo processo licitatório para dar sequência a esses três lotes do empreendimento.”

Naquela ocasião, a Dersa informou que as obras dos lotes 4, 5 e 6 continuariam em andamento com os seguintes percentuais de execução: Lote 4: 95%, Lote 5: 97% e Lote 6: 71%. 

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Já em agosto de 2022, o governo paulista publicou o novo edital de licitação para concessão do trecho norte do Rodoanel. Após a concessão, as obras que estão paradas desde 2018, devem ser retomadas.

O investimento previsto é de R$ 3,4 bilhões, dos quais R$ 2 bilhões destinados à conclusão da obra. Além de finalizar o trecho norte, será destinado mais R$ 1,8 bilhão a operação e manutenção do trecho durante todo o período do contrato. A concessão terá validade de 31 anos.

Previsto inicialmente para o mês de abril de 2022, o leilão do Trecho Norte do Rodoanel foi adido pelo próprio governo do estado devido às incertezas geradas pelo cenário macroeconômico interno e externo e alta de preços de insumos, responsáveis pela maior inflação da construção civil das últimas duas décadas no Brasil.

Um estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), contratado pelo governo de São Paulo, encontrou, em fevereiro de 2020, quase 1.300 as falhas no projeto e na estrutura da construção. Pelo estudo, 59 pontos são considerados grandes falhas construtivas, como erosão em terrenos e estruturas, colunas desalinhadas e infiltrações.

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Começa-para

As histórias de ‘começa e para’ somam dezenas. A primeira parte, o trecho Oeste, foi inaugurado em outubro de 2002. O trecho tem 32 quilômetros de extensão, entre Av. Raimundo Pereira de Magalhães (SP-332, estrada velha de Campinas), em São Paulo, e término na rodovia Régis Bittencourt (BR-116), no município de Embu (SP).

De lá para cá, muitos inícios e paralisações nas obras dos trechos Leste e Sul, que foram entregues com atrasos. O Sul foi liberado em outubro de 2010, mas, na época, ainda faltavam detalhes para a conclusão total; já o trecho Leste foi finalizado totalmente, em junho de 2015.

Parece que o slogan do Rodoanel Norte “Referência de agilidade, inovação e pioneirismo” não faz muito sentido. Já o do início da matéria: “Rodoanel, um dia você vai andar nele”, tem tudo a ver.