Monotrilho do aeroporto sai de projeto e vai para a construção.

Formado por quatro empresas, o Consórcio AEROGRU assinou nesta segunda-feira (2) o contrato de fornecimento dos veículos que farão parte do Automated People Mover (APM) do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que vai conectar os terminais de passageiros à estação da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Com tecnologia brasileira, a empresa Marcopolo será a responsável pela fabricação do modelo de transporte.

Solução viabilizada pelo Governo Federal, o APM terá investimento de R$ 271,7 milhões pela concessionária GRU Airport, valor que seria originalmente seria usado para arrecadação por parte da União. O modelo do novo transporte é baseado na tecnologia Aeromovel, similar à adotada com sucesso em aeroportos internacionais, como os de Atlanta, Chicago, Nova Iorque e San Francisco, nos Estados Unidos.

Um pool de empresas assina o empreendimento. Participam do consórcio Aerom, HTB, FBS e TSINFRA, com seus parceiros estratégicos Schneider Electric, Minerbo Fuchs, Certifer e Marcopolo Rail. “[A tecnologia] está sendo implantada no mundo inteiro e agora teremos aqui também no Brasil. Os veículos são muito bonitos, muito confortáveis e muitos seguros. Com o People Mover, o aeroporto de Guarulhos em São Paulo vai servir de exemplo para o mundo inteiro”, disse o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

Solução 100% automatizada, o People Mover tem capacidade para transportar 2 mil usuários por hora em cada direção, o tempo de viagem e de espera será de 6 minutos. O transporte tem zero emissão de poluentes. Outro benefício ao meio ambiente: com a redução no número de veículos circulando nas imediações do aeroporto, haverá consequente diminuição da emissão de CO2 e dos congestionamentos verificados na região.

Informações do Ministério da Infraestrutura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *