MORRE A LENDA DO ROCK LITTLE RICHARD.

LITTLE RICHARD, LENDA DO ROCK MORRE AOS 87 ANOS

Astro da história do rock, Little Richard morreu aos 87 anos, na manhã deste sábado (09). A notícia foi confirmada pelo filho do artista, Danny Penniman, à revista “Rolling Stone”. A causa da morte não foi divulgada pelos familiares.

Pioneiro do rock and roll, nascido na Geórgia em 05 de dezembro de 1932, incansável músico, pianista e intérprete, Richard Wayne Penniman, como constava em sua identidade, foi um dos nomes sagrados do ritmo conduzido pelas guitarras elétricas.

O artista, aliás, considerava que o nascimento do rock havia acontecido com o lançamento do clássico “Tutti Frutti”, obra com a sua assinatura que estourou nas paradas de sucesso num Estados Unidos racista e puritano da década de 1.950.

“Acredito que esse será o meu legado, pois, quando eu comecei no show business, não havia nada parecido com o rock and roll”, afirmou em entrevista recente ao El País.

Little Richard empolgou uma legião de jovens durante a década de 1.950 ao lado de Jerry Lee Lewis e outros músicos que dilaceraram regras e abriram o caminho para mitos como Elvis Presley, os Beatles, Bob Dylan, Rolling Stones, James Brown, entre muitos outros.

Ele vendeu mais de 30 milhões de discos em todo o mundo, e sua influência sobre outros músicos foi igualmente impressionante, de Otis Redding a Creedence Clearwater Revival e David Bowie.

Um famoso grito de guerra se tornara um marco em seus shows: “A-wop-bop-a-loo-bop-a-wop-bam-boom”, dizia um dos versos de “Tutti Frutti”.

Esse grito foi mesmo responsável por uma revolução cultural e comportamental na América, alçando o rock à categoria de maior fenômeno cultural na segunda metade do século 20. Todas as gerações posteriores tiveram a influência de Little Richard, de forma direta ou indireta. 

Richard Wayne Penniman era o terceiro de 12 filhos de Charles Penniman, um fabricante clandestino de bebidas alcoólicas, e Leva Mae. Cresceu em uma família religiosa na qual cantar fazia parte de suas vidas.

A liberdade que a música lhe dava, no entanto, contrastava com a privação que a religiosidade lhe impunha, conflito que levaria por toda sua vida. Aprendeu a tocar saxofone e piano na adolescência, mesmo período em que começou a perder o interesse pela escola e a tocar em várias bandas.

Em 1.948, foi expulso de casa pelo pai, que acreditava que o comportamento de seu filho não estava de acordo com as leis cristãs. Por várias vezes, Richard recebeu punições por gostar de se vestir com as roupas de sua mãe. 

Em 1.950, Little Richard conheceu o cantor Billy Wright, cujo grande cabelo, maquiagem pesada e blues de estilo gospel lhe influenciaram. Foi aí que ele começou a criar uma estética própria, entre o glam rock e a moda andrógina, algo que influenciaria diretamente nomes como Prince e David Bowie.

Nos bastidores, ele passaria a se definir como gay, bissexual e “pan-sexual”, como reforçava. Até gravar seu primeiro disco, em 1.951, Richard se apresentou em bares e boates vestido de mulher, sendo chamado de “Anabela”.

Em 1.951, Little Richard grava pela primeira vez em estúdio, apoiado pela bande de Wright. Nesse mesmo ano, o artista consegue assinar um contrato com a gravadora RCA Victor. Entre as músicas destaca-se o blues “Every Hour”, que se tornou seu primeiro single e um sucesso na Geórgia. O lançamento dessa música, aliás, melhorou o relacionamento com seu pai, que começou a tocar a música regularmente em seu bar.

No ano seguinte, porém, ele interrompe a carreira após o assassinato do pai. Com poucos discos vendidos, e tendo que sustentar sua família, ele passa a lavar pratos em uma estação de ônibus de Macon.

Em 1.953, forma uma banda, “The Upsetters”, com Charles “Chuck” Connors, Wilbert “Lee Diamond” Smith, Nathaniel “Buster” Douglas, Olsie “Bassy” Robinson, Clifford “Gene” Burks e Grady Gaines. Little Richard e a banda faziam apresentações em clubes entre 1.953 e 1.955.

Em 1.955, diante do compositor e importante produtor musical Robert Bumps Blackwell, espanca no piano um ritmo boogie soogie e grita improvisadamente a letra de “Tutti Frutti”, uma canção que ela havia escrito e apresentado no palco durante anos até então. Blackwell ficou tão impressionado que o instruiu a repetir a performance quando a sessão no estúdio recomeçou. O resultado foi a gravação histórica, que logo se espalhou pelo mundo.

À medida que a fama crescia, Little Richard passava a ser requisitado também para os filmes de rock and roll: “Do not knock the rock” (1.956), “The girl can not help it” (1.956) e “O rei do rock and roll” (1.957, que o consagraram como um dos pioneiros do rock.

Em 1.957, durante uma viagem para Austrália, Little Richard abandona o rock para abraçar a Bíblia, tornando-se pastor e cantor de música gospel. À época, casou-se com Ernestine Campbell e lançou seu primeiro álbum religioso, “God is real”. A carreira evangélica durou apenas quatro anos, bem como seu casamento.

Em 1.962, voltou ao rock e aos palcos, percorrendo a Grã-Bretanha e a Alemanha com os Beatles, que abriam os seus shows e o idolatravam, e os Rolling Stones.

Ao fim da década de 1.970, a dualidade que marcou sua vida estava de volta: após um período de abuso de drogas, quando chegou a gastar cerca de mil dólares por dia com o vício, Richard novamente se afastou do rock para abraçar o cristianismo evangélico, tornando-se pregador e vendedor de bíblias, cantando o evangelho e renunciando ao rock, às drogas e a sua própria homossexualidade.

Em 1.979, ele lançou o álbum gospel “God’s beautiful city”. Como pregador, realizou casamentos para Cyndi Lauper e David Thornton, Bruce Willis e Demi Moore, e falou nos funerais dos músicos amigos Wilson Pickett e Ike Turner.

Em 1.984, a publicação da biografia “The life and times of Little Richard”, de Charles White, provocou mais um retorno musical do cantor. 

Entre os vários prêmios conquistados estão o Lifetime Achievement, durante o 35º Prêmio Grammy, em 1.993; e o prêmio de mérito do American Music Award, em 1.997.

Em 2.000, sua trajetória foi contada no filme “A história de Little Richard”, estrelado por Leon Robinson, que ganhou um Emmy de melhor ator.

Na década de 2.010, com fortes dores no nervo ciático e problemas degenerativos no quadril, Little Richard começou a reduzir o número de shows. Em setembro de 2.013, aos 80 anos, anunciou sua aposentadoria. O músico afirmou que tomou essa decisão após não conseguir terminar um show em junho de 2.012, em Washington.  

Little Richard em um show em Paris, em 2005 Foto: STEPHANE DE SAKUTIN / AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *