MORRE O ACADÊMICO MURILO MELO FILHO

Morreu nesta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro, o acadêmico Murilo Melo Filho, aos 91 anos de idade. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1999. Foi vítima de falência múltipla dos órgãos. O velório, caso a família concorde, será fechado para poucos parentes, no Mausoléu da ABL.

O acadêmico ocupava a cadeira de número 20. Murilo Melo Filho nasceu em Natal e foi eleito, por unanimidade, para a Academia Norte-Riograndense de Letras, e também para a Academia Carioca de Letras. O imortal era membro ainda do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Teresopolitana de Letras.

O presidente da ABL, Marco Lucchesi, emitiu uma nota oficial:

“Murilo Melo Filho foi um dos grandes jornalistas brasileiros da segunda metade do século XX. Acompanhou de perto a política nacional, a construção de Brasília e a guerra do Vietnã. Conheceu inúmeros chefes de Estado, a quem dedicou páginas antológicas, dos mais variados espectros políticos. Foi também um acadêmico exemplar, assíduo, com a disposição de emprestar seu talento aos mais diversos cargos e serviços na Academia. Guardo a imagem de um homem bom, de uma alta sensibilidade humana, voltada sobretudo para os mais vulneráveis e desprovidos. Um momento de tristeza”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *