MORREU ZÉ DO CAIXÃO.

FALECEU O ATOR JOSÉ MOJICA MARINS, O “ZÉ DO CAIXÃO”

Nesta quarta-feira 19.02 o ator e cineasta José Mojica Marins, conhecido como “Zé do Caixão”, faleceu aos 83 anos de idade. O anúncio foi feito por sua filha Liz Marins, também cineasta. O ator já havia passado por duas paradas cardíacas em 2014.

O ator e cineasta é considerado o “pai” do terror. 

Mojica estava internado desde o dia 28 de janeiro no Hospital Sancta Maggiore em São Paulo.

“Ele teve momentos de melhora, mas veio a falecer às 15h46. Meu pai sofria de insuficiência renal, mas acabou tendo uma broncopneumonia”, disse sua filha Liz.

Em outro momento, Liz disse que agora seu principal objetivo é honrar e preservar a memória do pai. “Nós éramos mais do que pai e filha. Eu era a melhor amiga dele e ele o meu melhor amigo. Não tenho como explicar tudo o que vivi com ele”, lamentou.

Às voltas com os preparativos do velório, Liz garantiu que amigos e fãs vão poder se despedir do pai. O local da cerimônia, disse ela, será divulgado em breve.

Marins começou a fazer cinema aos 12 anos, quando ganhou uma câmera do pai. Montou uma escola de interpretação e fundou aos 17 anos a Companhia Cinematográfica Atlas.

Criou o personagem Zé do Caixão em 1963, após um pesadelo em que um vulto o arrastava para seu túmulo, e a primeira aparição foi no filme “À Meia Noite Levaria sua Alma”. Após vieram outros filmes “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” e “Encarnação do Demônio”. Como diretor e ator, foi mais reconhecido nos Estados Unidos e Europa do que no Brasil.

No entanto, apesar de ser conhecido principalmente como diretor de cinema de terror, teve trabalhos cinematográficos de faroestes, dramas, aventura e até mesmo pornochanchada. 

Nos anos 90, Marins apresentou o Cine Trash, na TV Bandeirantes, e recentemente passou a apresentar “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”, no Canal Brasil.

Dirigiu cerca de 40 filmes e atuou em 26 títulos. Foi premiado na Espanha, França e em festivais nacionais como o de Paulínia.
F

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *