NOVAS REGRAS DE ISOLAMENTO E RETOMADA GRADUAL DE ATIVIDADES A PARTIR DE JUNHO

O estado de São Paulo terá novas regras de isolamento e deve iniciar a retomada gradual de atividades a partir da próxima segunda-feira 1º de junho, de acordo com dados obtidos pela GloboNews.

A proposta levará em conta as características de cada cidade, e será anunciada oficialmente nesta quarta-feira (27). Na data, o governo também irá detalhar a proposta de retomada econômica para o estado. 

O plano prevê quatro etapas. As regiões serão classificadas em fases de acordo com os critérios definidos pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.

As regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada 07 dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação). Taxa de isolamento, número de casos da doença e taxa de ocupação dos leitos de UTI são os principais critérios.

Nesta segunda-feira (25), o governador João Doria disse que uma nova quarentena, denominada “quarentena inteligente”, entrará em vigor no próximo mês. 

Pelo plano, só poderão iniciar a retomada das atividades:

– As cidades que tiverem taxa de isolamento social de pelo menos 55%;

– As cidades que tiverem redução no número de novos casos por 14 dias seguidos;

– As cidades que mantiverem ocupação dos leitos de UTI inferior a 60%.

As regiões que cumprirem as determinações do governo do estado poderão reabrir na primeira fase: estabelecimentos comerciais e de serviços com área de venda igual ou inferior a 400 m2, incluindo espaços que ficam dentro de shoppings. Outras regras, mais específicas, ainda serão definidas. 

As regiões que mantiverem os mesmos indicadores por 14 dias seguidos, vão poder seguir para a segunda fase e reabrir lojas maiores, com área superior a 400 m2, também considerando as lojas de shoppings com regras específicas.

Após outros 14 dias de índices de Saúde estáveis, as regiões seguirão para a terceira fase, que vai permitir a reabertura de hotéis, pensões e demais acomodações.

As cidades poderão ir para a quarta e última fase após outros 14 dias de índices positivos na Saúde. Nesta etapa, serão reabertos setores como: Cinemas e Teatros; Cultos Religiosos, Igrejas e Missas; Parques, Academias e práticas esportivas sem contato físico; Clubes Sociais e Esportivos; Creches, Escolas e Universidades.

Caso os índices de Saúde pioraram, as cidades poderão voltar para fases anteriores. 

Até o dia 20 de julho, alguns setores permanecerão fechados independente dos índices de saúde de cada região: Feiras; Clubes; Cinemas; Igrejas; Teatros; Academias; Museus; Bibliotecas; Atividades culturais, de lazer, esportivas coletivas; Shows; Boates; Festas Públicas e Particulares; Exposições; Jogos; Leilões; Reuniões Sociais e Utilização de praças e outros locais públicos para a prática de esportes e atividades que provoquem aglomerações. 

Região Metropolitana de São Paulo

Até às 13h desta segunda-feira (25), na Grande São Paulo, as UTIs tinham ocupação de 92,6% e enfermaria de 78,4%. 

Na capital paulista, a taxa de ocupação das UTIs era de quase 88%. Em todo o estado, a taxa de ocupação de UTIs era de 75,8% e as enfermarias tinham 57% dos leitos ocupados.

Taxa de isolamento de domingo

No domingo (24), a capital paulista registrou taxa de isolamento de 57%, é o segundo melhor resultado do mês. 

Na semana que antecedeu os feriados antecipados, a taxa de isolamento variou entre 48% e 56%. Durante a semana de feriados, o índice teve melhora todos os dias e só ficou abaixo de 50% na sexta-feira (22), que foi ponto facultativo.

Cidades com maior índice de taxa de isolamento: São Sebastião (67%); Ibiúna (63%); Ubatuba (62%) e Santana de Parnaíba (60%).

Cidades com menores índices de taxa de isolamento: Barretos (46%); Jandira (46%) e Araçatuba (45%).

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *