NÚMERO CRESCENTE DE OCORRÊNCIAS DE PIPAS NA REDE ELÉTRICA DE GUARULHOS

A distribuidora de energia elétrica de Guarulhos (EDP), alerta para o aumento expressivo de ocorrências relacionadas a pipas na rede elétrica durante o mês de abril e a primeira quinzena de maio, período em que a recomendação das autoridades é o isolamento social e a suspensão das aulas, para prevenção de contágio pela Covid-19. Nos últimos 45 dias foi registrado um aumento de 252% nos casos de pipas na rede elétrica da cidade, comparando ao mesmo período do ano de 2019. Foram registradas 416 ocorrências, o que impactou 55.323 clientes com falta de energia elétrica. 

Durante esse período de pandemia, a energia elétrica se tornou ainda mais essencial, para unidades de saúde, hospitais, supermercados e residências, o que torna o impacto da interrupção de energia mais preocupante. O aumento dessas ocorrências traz outras preocupações como o risco de graves acidentes, pois em muitas ocasiões a prática é realizada próxima das redes elétricas.

O gestor executivo de operação da EDP, Luciano Cavalcante, reforça a importância da prática segura da brincadeira e para o respeito às orientações do isolamento social. “Nossa preocupação maior é com a segurança. Trabalhamos para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível, já que alguns minutos sem energia pode, inclusive, comprometer o tratamento de pacientes em hospitais, unidades de atendimento e centros médicos. Em período de isolamento social, é recomendável priorizar brincadeiras em que não seja necessário sair de casa”.

Para atender as ocorrências de pipas na rede elétrica, geralmente, é necessário o deslocamento de equipes técnicas para o reparo da fiação danificada e recomposição do sistema. As linhas de pipas com cerol ou produtos cortantes causam desligamentos ao romper os cabos de energia e, também podem provocar curtos-circuitos ao ficarem presas na fiação e serem puxadas, interrompendo o fornecimento de energia para os moradores da região. “Sabemos que o cerol e linha chilena ainda são muito utilizados e, por serem compostos de pó de vidro, são materiais altamente condutores de energia, podendo causar sérios acidentes com quem está brincando e com outras pessoas da comunidade”, finaliza o gestor.

Para quem insiste em descumprir o isolamento social solicitado pelas autoridades, seguem recomendações para empinar pipas de forma segura:

– Evitar locais como lajes e muros, já que a proximidade com os fios de alta tensão aumenta o risco de acidentes graves e fatais, além do perigo de quedas;

– Além de serem proibidos, o cerol e chamada “linha chilena” trazem risco para quem está empinando a pipa e também para terceiros, como motociclistas e pedestres, além de oferecer perigo no contato com a rede elétrica. Ao cortar a camada protetora da fiação, a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo provocar curto-circuito;

– Empinar pipas longe da rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;

– Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente retirá-la. Nunca use varas nem suba no poste para tirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho, que exige o uso de equipamentos de segurança e estão aptos a manusear a rede;

– Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O “lança-gato” (pedra presa a uma linha), ou qualquer outro objeto, não devem ser lançados na rede elétrica.

Um acidente causado por descarga elétrica pode deixar sequelas como queimaduras e, em casos mais extremos, causar a morte. Para conscientizar a população e orientar crianças e adultos sobre como reduzir os riscos na hora de brincar, a EDP e o Instituto EDP realizam projetos com as comunidades dos municípios onde a concessionária atua. Maiores informações sobre segurança com energia elétrica podem ser acessadas no site www.edp.com.br/seguranca.

Em caso de ocorrências com a rede elétrica, os clientes devem entrar em contato através do site www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online para smartphone ou pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) 0800-721-0123. Para registro de falta de energia, é possível também enviar SMS para 28037 com a mensagem Falta Luz. 

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