O CENTRO DE COMBATE AO CORONAVÍRUS DE GUARULHOS VAI ABRIR NESTA SEXTA-FEIRA

Nesta sexta-feira (27) a partir das 15h, o Centro de Combate ao Coronavírus GRU já vai estar aberto para a triagem no atendimento de pessoas com suspeita do Covid-19. O local é uma espécie de hospital de campanha que vai funcionar 24 horas por dia ininterruptamente, e a triagem vai ser realizada através do sistema drive-thru, que vai ter ao lado o atendimento para pedestres. Cem profissionais foram contratados em nível de emergência para poderem prestar atendimento no local.

O local instalado ao lado do Clube do Cecap, faz parte do Comando de Defesa contra o Coronavírus e ocupa uma área de 5 mil metros quadrados, e o complexo tem 3 mil m2 de área construída que inclui tendas, carretas, ônibus e espaço para o estacionamento de ambulâncias. De início a estrutura vai contar com 71 leitos, sendo 10 deles (UTI) com respiradores e mais 4 leitos para os casos mais críticos. 

José Mario Clemente, secretário de Saúde Guarulhos, ressaltou a importância de um ambiente exclusivo para o atendimento das pessoas com suspeita de coronavírus. “Esse hospital vai ser o grande diferencial. Ele é absolutamente completo e vai tirar muitas pessoas dos pronto-atendimentos, seguindo o que queremos e precisamos, que é o isolamento social, teremos nesse hospital de campanha um ponto firme para que o guarulhense tenha aonde ir e ser diagnosticado de fato”, disse o secretário.

O Centro de Combate ao Coronavírus GRU, conta com uma máquina de desinfecção por névoa seca contra o coronavírus, tecnologia utilizada chamada de Fog In Place, que fragmenta uma solução desinfetante em bilhões de nanopartículas que são capazes de preencher quaisquer espaços, incluindo os de difícil acesso para o operador. O produto que é utilizado chega a 72 horas de proteção das superfícies e do ar ambiente. A máquina foi doada pela Sentra Distribuidora.

No processo de triagem o paciente vai ser classificado através de cores: A cor branca significa que o paciente está liberado para retornar a sua residência; a cor azul significa que o paciente apresenta algum sintoma, mas sem necessidade de internação; a cor amarela significa que o paciente vai ficar em observação para a coleta de exames e a cor vermelha significa que o paciente deve ser encaminhado de imediato para um leito de UTI, onde vai ser submetido a uma tomografia. 

Seis veículos vão ser atendidos simultaneamente no sistema drive thru, onde a pessoa vai passar por uma avaliação clínica com a medição da temperatura por laser a fim de identificar um possível caso de Covid-19, e caso apresente alguma alteração na temperatura e outros sintomas vão ser encaminhados para a triagem médica.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *