De acordo com o governador, o contrato será assinado em breve e execução do projeto ficará a cargo do Metrô.
A construção da Linha 19-Celeste do Metrô até Guarulhos começará ainda em 2025, segundo estimativa do governador Tarcísio de Freitas, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (4).
De acordo com ele, a ideia é que a contratação do processo construtivo aconteça até o final do primeiro semestre deste ano, portanto junho.
Com o contrato assinado, terrenos desapropriados e empresa definida para o serviço, os trabalhos começam com a gerência supervisão e responsabilidade toda do Metrô, portanto, uma linha construída pelo Estado/Poder Público.
Entretanto, o governador não destaca no meio da obra ou ao seu término, conceder a Linha 19-Celeste para a iniciativa privada, para então este operar o serviço ou também finalizar sua construção, mas isto ainda será definido.
Essa linha inclusive é o projeto mais avançado das expansões metroviárias com dois trechos desapropriados de terrenos e imóveis, um na região central da capital paulista e o outro compreendendo todo o trajeto dentro da cidade de Guarulhos, desde a Fernão Dias até o Bosque Maia, onde será o seu final.
“A ideia é a gente começar a construção com o Metrô. Porque vamos lá, independente de se viabilizar o projeto de PPP envolvendo mais de uma linha, a gente começa a obra imediatamente e vai tocando com o Metrô. E aí independe, o Metrô vai operar e a gente já fez a obra, o metrô não vai operar e lá na frente vai ser uma PPP, a gente não perde o que já fez porque aí o concessionário já aproveita aquele serviço feito e isso vai ser diminuído da contrapartida. Então a nossa ideia é contratar a obra da linha 19 imediatamente. Provavelmente no primeiro semestre deste ano”, explicou Tarcísio de Freitas.
A Linha 19-Celeste
A Linha 19-Celeste tem parte do seu traçado na fase de desapropriações de imóveis e terrenos, passo que antecede o início das obras. Quando estiver pronta, ligará a região central de São Paulo até a cidade de Guarulhos no Bosque Maia, passando pela Zona Norte da capital, Shopping Internacional em Guarulhos, Vila Augusta e outros pontos, integrando com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, partindo do Anhangabaú, junto do Terminal Bandeira de ônibus urbanos.
Além disso, no bairro do Pari haverá a construção de uma estação (Cerealistas) perto da Feirinha da Madrugada, que pode contar com integração com a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Neste ano de 2025 será divulgado o lote final de desapropriações de terrenos do trecho entre a São Bento, na capital, até a divisa com Guarulhos.
Existe a estimativa do projeto da construção de um pátio para estacionamento e manutenção dos trens, 15 estações, sendo cinco delas em Guarulhos, e a compra de uma frota de trens inteiramente nova.
Fonte: diariodostrilhos