OPERAÇÃO DO 4° DP PRENDE SUSPEITOS DE LAVAGEM DE DINHEIRO.

O 4º DP de Guarulhos realiza, na manhã desta quarta-feira, 03/06, a operação intitulada “Soldi Sporchi” (Dinheiro Sujo). Na ação a polícia cumpre 60 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão temporária contra suspeitos de envolvimento em lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Uma rede de clínicas de saúde era usada para cometer os crimes e atender membros da facção de acordo com a policia.

As investigações começaram há sete meses, quando a polícia apreendeu oito pistolas e dez fuzis. Três deles seriam de artilharia antiaérea. Com a apreensão, os policiais descobriram a existência de uma organização criminosa que estaria relacionada a crimes de roubos de instituições financeiras, mediante uso de artefatos explosivos, e crimes de tráfico de drogas entre outros crimes.

A polícia identificou ainda, o líder da facção, que seria um criminoso procurado pela Justiça e condenado por crimes de tráfico, inclusive um de caráter transnacional e que agia aqui na cidade.

O líder, que até o momento não teve a identidade revelada, seria proprietário de clínicas de saúde, que tinham como finalidade a prática de lavagem de dinheiro, além do auxílio médico para membros da facção, familiares e pessoas próximas da quadrilha.

O homem teria fundado empresas com o propósito de prestar serviços públicos junto a orgãos públicos e prefeituras, como por exemplo, limpeza urbana, coleta de lixo e combate à dengue. Ele teria participação ainda em organizações sociais, que teria como objetivo facilitar contratos com a gestão municipal para a administração de hospitais e escolas públicas.

Ao todo, a operação conta com 350 policiais civis, 100 viaturas e apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os mandados são cumpridos na capital e em outros 11 municípios entre eles Guarulhos.

Até o fechamento da matéria a polícia apreendeu carros, joias, documentos, dinheiro e prendeu membros da quadrilha.

No final da apuração serão apresentados todos os dados da operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *