PAZUELLO FICA POR TEMPO DETERMINADO NO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O ministro da Casa Civil, Braga Netto, afirmou nesta sexta-feira (22), durante audiência em comissão do Senado, que o general Eduardo Pazuello está no cargo de ministro de Saúde “por tempo determinado”, com o objetivo de “acertar” a logística da pasta.

Embora tenha se referido a “tempo determinado”, Braga Netto não disse qual será o prazo de interinidade de Pazuello na pasta. Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro disse que o general ficará “por muito tempo” à frente do ministério. 

Braga Netto participou nesta manhã de uma audiência pública realizada por videoconferência pela comissão do Senado que acompanha as medidas adotadas para combater a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. 

Ao ser questionado sobre a compra de respiradores para ajudar no atendimento aos infectados pela Covid-19, o ministro destacou que o Brasil comprou mais de 15 mil respiradores, mas só recebeu 861 até o momento. 

“O problema é que os insumos vieram do exterior, e a China não conseguiu atender a demanda mundial. Nós estamos incentivando a produção nacional”, acrescentou o ministro.

Braga Netto disse que “houve deficiência de planejamento no início” e que Pazuello está na cadeira para resolver a logística da pasta.

“O Pazuello é um grande gestor. Ele é logístico. Ele está lá por um tempo determinado para poder exatamente acertar essa logística do Ministério da Saúde”, declarou.

Braga Netto também afirmou que o governo tem empregado recursos públicos para ajudar na saída da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, mas disse que o Tesouro Nacional já “está sem dinheiro”.

O ministro defendeu a busca de investimentos privados para superar o momento. Segundo o chefe da Casa Civil, o governo não pensa em aumentar as despesas apesar do agravamento da crise, porque o “Tesouro está chegando no seu limite”.

“Logicamente deverão ter recursos públicos, mas não serão no montante que possa atender a toda a recuperação”, disse o ministro durante a reunião.

“Não pretendemos aumentar a despesa. Na realidade, o Tesouro está sem dinheiro. O Tesouro, ele procurou ao máximo ajudar para evitar a quebra de empresas, a perda de empregos, mas o Tesouro não tem dinheiro. Está chegando no seu limite”, declarou Braga Netto.

*G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *