RECANTO MUNICIPAL DA ÁRVORE (BOSQUE MAIA)

Recanto Municipal da Árvore, popularmente conhecido por Bosque Maia, é o maior parque urbano do município de Guarulhos, contando com aproximadamente 170.000 m², sendo considerado o pulmão da cidade. O parque foi fundado em 1972, no espaço de uma granja pertencente à família do médico paulistano Renato Maia.[1].

Está situado na Av. Paulo Faccini com a Av. Papa João XXIII e com as Ruas Antônio Vita e Máximo Gonçalves, s/n, Maia (Jardim Maia), Guarulhos na Zona Leste da Grande SP, sudeste do Brasil, aberto diariamente das 6h às 22h.

É tombado como patrimônio próprio público municipal pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Paisagístico de Guarulhos de acordo com o Decreto Municipal 21.143 de 26 de dezembro de 2000. Durante a gestão do ex-prefeito Elói Pietá, entre 2001 e 2008, o parque ganhou novos espaços de esporte e lazer e, atualmente, oferece uma pista de 3 quilômetros para a prática de cooper e caminhada, trilhas na mata superior, quatro quadras poliesportivas, quadra de capoeira (denominada de Durvalino Felipe dos Santos), pista de skate, espaço para a prática de bicicross, academia ao ar livre, nascentes, lago artificial com ponte paisagística, campo de areia e praça de eventos que sedia eventos esportivos e de lazer.

O espaço possui, ainda, um Centro de Educação Ambiental (CEA), onde são realizadas exposições de arte, encontros de meio ambiente e tardes musicais, com choro e seresta, o Espaço Cultural Vereador Gilmar Lopes, o Orquidário e a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que é a responsável pela manutenção do Bosque Maia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *