RECEITA LANÇA APLICATIVO CPF DIGITAL

O CPF Digital exibe o cartão do CPF e também envia notificação push contendo notícias aos usuários

Ferramenta já está disponível para download na Google Play e App Store; Versão também traz ChatBot para auxiliar no preenchimento do IRPF

Receita Federal lançou, nesta quinta-feira (14), o aplicativo CPF Digital, que traz a versão digital do documento do cidadão. O app foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e já está disponível para download na Google Play e App Store. Essa versão também traz ChatBot para auxiliar no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF). 

Há mais de um ano, o CPF é a chave de acesso a serviços públicos. Com o Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019, o governo instituiu o número de CPF como substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão no exercício de obrigações e direitos ou na obtenção de benefícios.

O CPF Digital exibe o cartão do documento e também envia notificação push contendo notícias aos usuários. O aplicativo, que possui funcionalidade de atendimento virtual, nasce como mais um passo importante na digitalização dos serviços públicos aos brasileiros.

Por enquanto, a funcionalidade de atendimento virtual interativo, que utiliza tecnologia de inteligência artificial, trará informações sobre a declaração do IRPF 2020, esclarecendo dúvidas dos contribuintes a respeito de como preencher a declaração, como consultar a restituição, prazo para apresentação, multa por atraso na entrega ou não apresentação, situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves.

Segundo o secretário Especial da Receita Federal do Brasil, José Barroso Tostes Neto, neste primeiro momento, a prioridade é a utilização do chatbot para restringir o atendimento presencial em função da pandemia do novo coronavírus. “Mas a proposta é evoluir o aplicativo e disponibilizar outros canais de atendimento virtuais que facilitem a vida do cidadão. No futuro, o CPF Digital poderá se tornar a porta de acesso para os principais serviços aos brasileiros”, destaca.

Com informações da Receita Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *