RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE A RESPEITO DE JOGOS NO TERRITÓRIO NACIONAL

Comunicado do Ministério da Saúde na manhã desta sexta-feira (13) recomendou a todos os estados do Brasil o cancelamento ou adiamento de partidas de jogos de futebol, e caso não tenham tempo hábil para cumprirem as medidas que os jogos sejam realizados com os portões fechados, devido à pandemia do Covid-19.

A determinação do Ministério da Saúde é valida para todas as unidades federativas do país. “Os jogos de futebol se enquadram em eventos de massa”.

A regra também é válida para Copa Libertadores, que já está suspensa e a Copa do Brasil. A medida já foi adotada pelas federações, onde as partidas dos campeonatos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e o Distrito Federal não vão ter público neste final de semana. A norma já é válida para as partidas deste final de semana.

O Ministério da Saúde questionado pela CBF ao determinar portões fechados respondeu em nota: “Como não existe nenhuma determinação (ordem) por parte do Ministério da Saúde, as decisões ficam a critério do Governo Estadual, mas cada estado possui seu plano de contingência e toma decisões de acordo com o seu panorama”.

A CBF até então não havia se manifestado até a noite dessa quinta-feira (12) contra a realização de eventos esportivos, com a permissão de autonomia de governos e prefeituras locais, com a anuência de cada federação estadual de futebol.

Mas a CBF cumpre a determinação de combate ao coronavírus. Funcionários da CBF que inclui toda a comissão técnica estão de quarentena, não devem ir até a sede da entidade na Barra da Tijuca por 14 dias. A CBF ainda não tem informações de nenhum atleta de futebol que contraiu o coronavírus. Um vídeo institucional foi gravado para funcionários, com as orientações gerais para evitar a contaminação pelo Covid-19.

As partidas de futebol previstas nesta rodada são:

Campeonato Paulista

– Sábado, às 19h – São Paulo X Santos – no estádio do Morumbi, com arquibancadas vazias no clássico;

-Domingo, às 16h – Corinthians X Ituano – na Arena Corinthians.

Campeonato Carioca

– Sábado, às 18h – Flamengo X Portuguesa – no estádio do Maracanã;

– Domingo – às 16h – Botafogo X Bangu – no estádio Nilton Santos e às 18h – Vasco X Fluminense – no estádio do Maracanã;

-Segunda-feira – às 16h – Madureira X Volta Redonda – no estádio Conselheiro Galvão. 

Nota Oficial da CBF:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em sintonia com as orientações da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, determina que, a partir desta sexta-feira (13), todas as partidas de futebol marcadas para as cidades de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ) sejam realizadas sem a presença de público.

A CBF já comunicou as Federações Estaduais de Futebol de São Paulo e do Rio de Janeiro para que tomem as medidas necessárias em relação às competições disputadas nas respectivas cidades.

Essa medida tem prazo indeterminado e está sendo tomada por conta do estágio de transmissão comunitária do coronavírus, já identificado pelo Ministério da Saúde nestes centros urbanos, situação que gerou a recomendação expressa da restrição do contato social nestes eventos.

A CBF monitora de forma permanente o cenário nacional junto ao Ministério da Saúde, cujas orientações continuarão balizando as decisões da entidade.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *