SARAMPO CRESCE RAPIDAMENTE EM GUARULHOS E ALERTA AS AUTORIDADES DA SAÚDE.

Guarulhos já registrou 563 casos de sarampo. A informação foi da Secretaria de Saúde nesta quinta-feira, 24/10 à imprensa. O aumento em relação à semana anterior foi de 20% no número de casos, o que está preocupando sistema de saúde, porque o aumento foi significativo. 

Foram vacinadas na campanha para atualização das doses em atraso, 3.267 crianças de seis meses a quatro anos, e de 11 meses e 29 dias, iniciada no último dia 7.

A Secretaria da Saúde alerta que o sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que apresenta febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas no corpo (exantema).

A transmissão do vírus do sarampo é direta, de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente através da fala, tosse ou espirro, portanto a prevenção, assepsia, lavar sempre que possível as mãos para evitar contágio é importante.

O período de incubação da doença é de uma a duas semanas, sendo que a transmissão se inicia aproximadamente cinco dias antes do aparecimento da exantema e dura até cerca de cinco dias após seu aparecimento, com todos os sintomas descritos acima e, portanto, ficar alerta, principalmente com estes sintomas em crianças é fundamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *