SEIS ESTADOS JÁ ESTÃO EM COLAPSO AFIRMA CNS.


Seis estados já têm colapso na rede privada de UTIs, diz a Confederação Nacional de Saúde

O presidente da entidade, Breno Monteiro, informa que as unidades da Federação afetadas, entre elas o Rio de Janeiro, vivem ao mesmo tempo a superlotação nos hospitais públicos

Renata Mariz 07/05/2020 – 14:02 / Atualizado em 07/05/2020 – 18:48

Enfermeira cobre paciente que está internada na UTI com coronavírus Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
Enfermeira cobre paciente que está internada na UTI com coronavírus Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

BRASÍLIA – O presidente da Confederação Nacional de Saúde, Breno Monteiro, afirmou que seis estados já vivem situação de colapso até na rede particular no que se refere à disponibilidade de leitos em unidade de terapia intensiva (UTI) devido à pandemia do coronavírus. Segundo o dirigente da entidade, que representa a iniciativa privada do setor da saúde no país, o problema foi identificado no Amazonas, no Pará, no Ceará, em Pernambuco, no Maranhão e no Rio de Janeiro.PUBLICIDADE

– Nesses seis estados temos um colapso nos dois sistemas. Contratar leitos de UTI privados, nesses locais, já não é mais uma saída – disse Monteiro ao GLOBO. 

Segundo Monteiro, a pandemia da Covid-19 levou a uma necessidade elevada de UTI que nem mesmo a rede privada, acostumada a trabalhar com um nível de ociosidade maior que a do Sistema Único de Saúde, em média, consegue atender.

Ele afirma que ter 90% ou mais de UTI ocupadas, com pacientes disputando leitos que vão sendo vagos, já configura uma situação de colapso, sobretudo em meio à pandemia.

Médico, o presidente da confederação patronal afirma estar vivendo os “piores dias” de sua vida. Ele mora em Belém, um dos locais com estrutura de saúde mais afetados pela Covid-19.

– É muito triste ver as pessoas, ver conhecidos, implorando por leitos, seja na rede pública ou privada – afirmou Monteiro.

Até a noite desta quarta-feira, o Brasil havia registrado 125.281 casos de Covid-19 e 8.536 óbitos, segundo boletim do Ministério da Saúde.

Os cinco estados com o maior número de mortes pela Covid-19 são: São Paulo (3.045), Rio de Janeiro (1.205), Ceará (848), Pernambuco (803) e Amazonas (751).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *