Sociedade de pediatria promove “mamaço virtual”

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promove hoje (25) um “mamaço virtual”. A mobilização tem como objetivo chamar a atenção para a importância do aleitamento materno e ocorrerá em uma plataforma digital.
A atividade virtual está marcada para as 17 horas. Para participar, as mães devem fazer sua inscrição por meio de um formulário.
A iniciativa contará com um debate sobre o aleitamento materno com integrantes da SBP e jornalistas, como a editora-chefe da revista Crescer, Ana Paula Pontes, e a repórter e colunista da Globo News Andréia Sadi. O evento será transmitido pelo canal no Facebook da Revista Crescer.
No debate, os profissionais discutirão a situação do aleitamento materno, apresentarão recomendações e trocarão experiências relacionadas a essa prática e sobre os obstáculos para efetivá-la como direito pleno.
O mamaço é uma mobilização que ocorre há dez anos. Ela foi criada para colocar em debate o direito das mulheres de amamentar em qualquer lugar e questionar resistências a essa prática, necessária para a adequada nutrição dos bebês.
Este é o segundo ano consecutivo em que o mamaço ocorrerá de forma digital em virtude da pandemia de covid-19.

Importância

Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno pode reduzir em até 13% as taxas de mortalidade infantil nos primeiros 5 anos da criança. Entre 1986 e 2020, o percentual de crianças que receberam aleitamento materno exclusivo durante o primeiro ano de vida passou de 30% para 53,1%.

De acordo com dados da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), 40% das crianças têm aleitamento materno no mundo. Na América Latina, menos da metade das crianças mamam na primeira hora de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *