Recentemente, o Governo do Estado de São Paulo anunciou uma expansão na Linha 13-Jade, o que significara mais uma opção de transporte do Aeroporto de Guarulhos até o centro de São Paulo.
O Aeroporto Internacional de São Paulo, Governador André Franco Montoro, mais conhecido como Aeroporto de Guarulhos, fica a cerca de 28 quilômetros do centro de São Paulo. Ou seja, é uma distância considerável, principalmente pra quem chega de viagem com malas.
A Linha 13-Jade foi inaugurada em 2018 e é a primeira linha que foi projetada, construída e operada pela CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Ela liga as proximidades do Aeroporto de Guarulhos à Estação Engenheiro Goulart, local em que se conecta à Linha 12-Safira. Além disso, existe um serviço expresso até o Aeroporto partindo da Estação da Luz.
A expansão anunciada terá uma extensão total de 15 quilômetros, com 6 novas estações, e será a que receberá o maior investimento da concessão do Lote Alto Tietê. O montante estimado gira em torno de R$ 2,5 bilhões.
Com a PPP, Parceria Público Privada, a linha terá uma expansão até Bonsucesso (no sentido Guarulhos) contando com quatro novas estações: Jardim dos Eucaliptos, São João, Jardim Presidente Dutra e Bonsucesso – sendo esta uma das regiões mais populosas do município. No sentido centro, as novas estações serão: Cangaíba e Gabriela Mistral.
Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da CPP, Companhia Paulista de Parcerias, explicou que As futuras estações Cangaíba e Gabriela Mistral são importantes porque, além de conectar a Linha 13-Jade com a 12-Safira, vai permitir ligar a região de Bonsucesso à Linha 2-Verde do Metrô, que será expandida de Vila Prudente até Penha, e de Penha até Dutra, em Guarulhos, passando por Gabriela Mistral. Por isso, esses investimentos são muito relevantes e vão melhorar o deslocamento diário das pessoas que hoje não são atendidas pelos trens.
Hoje o tempo de intervalo dos trens da Linha 13-Jade é de 20 minutos. Porém, com esta nova expansão, o tempo será reduzido para 15 minutos. Além disso, o serviço expresso já existente, que parte da Estação da Luz, que hoje sai de uma em uma hora passará a ter um intervalo de 30 minutos.