TAXA DE ISOLAMENTO SOCIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO VOLTA A CAIR

A taxa de isolamento social registrada nesta sexta-feira (15) no estado de São Paulo foi de 47%, um ponto percentual inferior ao dia anterior, segundo dados divulgados pelo governo do estado no inicio da tarde deste sábado (16). Na capital, o número chegou a 48%, também em queda de 1% em relação ao dia anterior.

Os dados apresentam uma leve queda na adesão ao isolamento no estado de São Paulo em relação à quinta-feira (14) e semelhantes aos demais dias desta semana.

O isolamento social é medido pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi), que acompanha 104 municípios com mais de 70 mil habitantes por meio de sinal de aparelhos celulares.

De acordo com o governo, a taxa ideal de adesão ao isolamento social para evitar a propagação do coronavírus e a sobrecarga do sistema de saúde seria de 70%, entretanto, o estado nunca atingiu essa meta, registrando a melhor taxa de 59% apenas em alguns domingos.

Na tentativa de aumentar a adesão ao isolamento social o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, adotou a partir de segunda-feira (11) um rodízio ampliado e mais restritivo na cidade. Entretanto, os índices registrados esta semana são semelhantes aos registrados antes da implantação da medida. Na terça-feira, 06 de maio, o índice registrado foi de 47%, assim como na terça-feira (12).

Nesta sexta-feira (15), São Paulo já contabiliza 4.501 mortes por coronavírus e 58.247 casos confirmados da doença, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Nas últimas 24 horas, foram 186 novos óbitos, o que representa um aumento de 6% em relação à quinta-feira (14) e 3.961 novos diagnósticos, um aumento de 7% em comparação ao dia anterior.

De acordo com o secretário de saúde José Henrique Germann, praticamente 10 mil pessoas estão internadas no estado de São Paulo devido ao coronavírus, sendo 3.904 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 6.205 em leitos de enfermaria. A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado é de 68,8%, enquanto que na Grande São Paulo o percentual é de 84,4%.

“Nós mantemos 10 mil pacientes internados, vocês devem se recordar que há quinze dias esse número era mais ou menos paritário, 50% e 50% entre UTI e enfermaria e agora a parte de enfermaria já é superior aos internados em UTI e aqui estão tanto os pacientes confirmados quanto os pacientes suspeitos de Covid-19. As taxas de ocupação em UTI no estado de São Paulo estão em 68% e na Grande São Paulo 84,4%”, disse Germann. 

Nesta sexta-feira (15) o governador de São Paulo, João Doria, reconheceu a possibilidade de endurecer a quarentena com medidas de lockdown, que é avaliada diariamente pelo comitê de saúde do estado, mas afirma que a estratégia não será aplicada neste momento. 

“Nos protocolos do comitê de saúde existe o lockdown, local e regional, mas neste momento ele não será aplicado. Nós estamos avaliando isso dia a dia, com cuida, com atenção, com zelo, com as informações provenientes da equipe coordenada pelo Dimas Covas e também com as informações compartilhadas pelo secretário de saúde do estado”, disse João Doria em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (15).

“O protocolo existe, ele está pronto, mas neste momento ele não será aplicado. Se houver necessidade, aplicaremos e informaremos”, completou o governador.

Apesar de não cogitar lockdown neste momento, o governo estadual defende a adoção de novas medidas de restrição de circulação, especialmente na Grande São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *