Brasileiro é reconhecido por lance em que, mesmo de costas, encobriu o australiano Jordan Thompson no Masters 1000 de Roma
Thiago Monteiro tem motivo para celebrar nesta reta final de 2024. O tenista de 30 anos, 109º colocado do ranking mundial, venceu eleição de “Ponto do Ano” da ATP. Na final da votação popular, derrotou ninguém menos do que Jannik Sinner, atual número um do mundo (compare as jogadas abaixo). O lance que deu a vitória a Monteiro aconteceu no Masters 1000 de Roma, em maio. Mesmo de costas, o brasileiro conseguiu encobrir o australiano Jordan Thompson com um lob, levantando a torcida italiana.
– Gostaria de agradecer a todos pelos votos em mim para “Ponto do Ano”. Não sei se farei alguma coisa dessas de novo um dia, mas foi muito divertido. Quando corri para o tweener (ataque entre as pernas), não esperava vencer o ponto. Eu só estava indo por diversão e já pensava no próximo lance. Aí, de repente, ouvi todo mundo gritar. Virei para o meu técnico e fiquei: ‘o que houve? Eu consegui?’. Vi o Jordan olhando para o técnico, desacreditado. Depois do jogo, assisti, e foi muito bom – disse Monteiro, em vídeo divulgado pela “Tennis TV”.
https://www.instagram.com/p/DDXKfJKCNIM
Além do lance cinematográfico, o Masters 1000 de Roma ainda rendeu outro feito a Thiago Monteiro. Na capital italiana, o brasileiro alcançou a melhor campanha da carreira em um torneio do nível, chegando às oitavas de final. Ele saiu das qualificatórias e venceu três jogos na chave principal – um deles justamente contra Jordan Thompson, na segunda fase.
Thiago Monteiro no Masters 1000 de Roma — Foto: Getty Images
Derrotado por Monteiro na votação popular de “Ponto do Ano”, Jannik Sinner concorria com uma jogada do ATP 500 de Halle – torneio em que se sagrou campeão, em junho. Na ocasião, durante duelo com o holandês Tallon Griekspoor, o italiano se defendeu bravamente e conseguiu pontuar enquanto caía.