VIA DUTRA COMEMORA 69 ANOS DIA 19 DE JANEIRO.

A Rodovia Presidente Dutra completa 69 anos de existência neste domingo 19.01. Desde sua inauguração, em 1.951, o caminho por onde é transportado cerca de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro passou por transformações que acompanharam o crescimento populacional e econômico do país. Cerca de 23 milhões de pessoas em 36 municípios, incluindo as capitais São Paulo e Rio de Janeiro, habitam o entorno dos 402 quilômetros da Via Dutra, a Rodovia mais importante do Brasil.

Em 23 anos de administração, a ligação RJ-SP passou por um processo de transformação, com investimentos e ações que garantiram mais segurança e conforto aos seus usuários. Grande parte desse avanço como construção de novos trevos, pontes, viadutos, passarelas e dispositivos de segurança ocorreram a partir de março de 1.996, quando a Rodovia passou a ser administrada pela CCR NovaDutra. Hoje, 69 anos depois, a Via Dutra é referência nacional e internacional no setor viário.

Inauguração reduz tempo de viagem pela metade

No dia 19 de janeiro de 1.951, quando foi inaugurada pelo Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra, em solenidade realizada na altura de Lavrinhas (SP), a então BR-2, nova Rodovia Rio-São Paulo, ainda não estava completamente pronta, mas já permitia o tráfego de veículos entre a então Capital Federal Rio de Janeiro, e o polo industrial de São Paulo. Da então ligação Rio-São Paulo, 339 quilômetros estavam concluídos, junto com todos os serviços de terraplenagem e 115 obras de arte especiais (trevos, viadutos, pontes e passagens inferiores). Faltava, porém, a pavimentação de 60 quilômetros entre Guaratinguetá e Caçapava (SP), e seis quilômetros em um pequeno trecho situado nas proximidades de Guarulhos (SP). 

A BR-2 contava com pista simples, operando em mão dupla em quase toda sua extensão. Em dois únicos segmentos havia pistas separadas para os dois sentidos de tráfego: nos 46 quilômetros compreendidos entre a Avenida Brasil e a garganta de Viúva Graça (hoje Seropédica), no Rio de Janeiro, e nos 10 quilômetros localizados entre São Paulo e Guarulhos, no trecho paulista.

A nova Rodovia foi construída com as mais modernas técnicas de engenharia da época e com equipamentos especialmente importados para isso, o que permitiu a redução da distância rodoviária entre as duas capitais em 111 quilômetros, comparando-se o novo caminho com o traçado da velha Rodovia, inaugurada em 1.928. A maior parte dessa redução foi possível com a superação de obstáculos naturais, basicamente nos banhados da Baixa Fluminense e na área rochosa da garganta de Viúva Graça, na região de serras entre Piraí e Cachoeira Paulista, e no segmento da Várzea de Jacareí. Além disso, sua concepção avançada permitiu a construção de aclives e declives menos acentuados e curvas mais suaves. Tudo isso representou uma significativa queda no tempo de viagem de 12 horas em 1.948, para seis horas.

Projeto autossustentável

No total, 1,3 bilhão de Cruzeiros foi investido na construção da BR-2, quantia altíssima para os padrões da época. Gastos muito criticados por setores da sociedade civil e pela imprensa, que classificava a obra como “luxuosa”. O Governo Federal argumentava que o desbravamento do Brasil dependia de caminhos que pudessem ser abertos com rapidez e eficiência, e que a modernização da ligação Rio-São Paulo era fundamental para o desenvolvimento nacional.

Foi essa, por exemplo, a linha de argumentação no discurso de inauguração da Rodovia, feito pelo então ministro de Viação e Obras Públicas, General João Valdetaro de Amorim Mello. “Com um tráfego mínimo de 1.000 veículos diários e tendo em conta a economia resultante do custo de operação dos veículos rodando sobre uma estrada deste modelo, em 10 anos a economia nos transportes efetuados sobre esta Rodovia atingirá a casa dos 10 bilhões de cruzeiros”. Tudo isso, lembrava ele, sem contar a economia de divisas, com a redução nos gastos com combustíveis, lubrificantes e peças de reposição, todos importados.

Grande obra, grandes números

Os números que envolveram a construção impressionam ainda hoje, em um esforço de engenharia que envolveu 35 empreiteiras, milhares de trabalhadores e movimentação de toneladas dos mais diversos materiais.

1. 2.657.746 m2 de pavimentação;

2. 1,3 milhões de sacos de cimento;

3. 8 mil toneladas de asfalto;

4. 20 mil toneladas de alcatrão;

5. 15.000.000 m3 de movimento de terra;

6. 300.000 m3 de cortes;

7. 7.021 m de extensão em 115 pontes, viadutos e passagens;

8. 19.086 m com 315 bueiros;

9. 30 milhões de m2 de faixa de domínio. 

Março de 1.996: Início do renascimento da Via Dutra

No dia 1º de março de 1.996, a CCR NovaDutra assumiu a administração da Via Dutra, que na época estava deteriorada, com pistas esburacadas, sinalização e conservação em situação precária. No entanto, após 180 dias (prazo para realização dos serviços emergenciais), o cenário já era outro, com a rodovia em condições adequadas de segurança e fluidez de tráfego. Hoje, a Via Dutra está totalmente renovada e quem trafega pela Rodovia conta com uma infraestrutura composta por equipes de socorro médico e mecânico 24 horas, monitoramento, conservação, atendimento telefônico gratuito (Disque CCR NovaDutra), 804 telefones de emergência ao longo da rodovia, serviço de transmissão em FM que divulga informações das condições de tráfego aos usuários (CCRFM 107,5) entre outros serviços. Tudo isso proporciona uma viagem mais segura e confortável.

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