Em um conteúdo divulgado nesta semana, a Telmec, empresa que executa uma obra complexa no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), fala sobre o desafio logístico dos trabalhos em meio ao movimento de pátio do segundo aeroporto mais movimentado da América Latina.

O projeto inclui a construção de um novo píer de embarque internacional no Terminal 3, que terá a maior sala VIP da América Latina, com 4 mil metros quadrados.

O engenheiro Michel Ribeiro, gerente do contrato, destaca que o principal desafio é “Concluir a obra com o aeroporto em plena operação”. A complexidade do projeto envolve:

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– Realocação da portaria de acesso: a Portaria 3, ponto de entrada para veículos e funcionários, precisa ser transferida para outro local para viabilizar a construção dos acessos ao novo píer;

– Reformas nos terminais 2 e 3: as intervenções incluem a construção de um conector entre os terminais e a reforma do Terminal 2, com demolições, construção de lajes e instalação de escadas rolantes;

– Transformação de sala remota em centro de triagem: uma sala no Centro de Operações de Manutenção será transformada em um centro de triagem para casos de suspeita de pandemia ou infecções generalizadas.

Imagem: Divulgação – Telmec

A coordenação da equipe da Telmec com a administração do GRU é fundamental para o sucesso do projeto. “Toda intervenção exige comunicação prévia com o aeroporto, por meio do ISO (Instrução de Serviço Operacional), para identificar possíveis pontos de interferência na operação”, explica Ribeiro.

Em alguns casos, a comunicação deve ocorrer com 60 dias de antecedência para que o aeroporto informe as companhias aéreas e paralise as posições de aeronaves.

O projeto também envolve um plano de escalonamento de mudanças de vias e faixas em cinco etapas, com cercamento para a instalação de pré-passarelas de embarque. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a comunidade aeroportuária acompanham de perto as obras, com foco na pontualidade das operações.

Em relação à obra em si, Ribeiro detalha que se trata de uma construção com fundação em estaca hélice, blocos de concreto, estrutura pré-moldada e cobertura metálica. O projeto inclui ainda acabamentos em granito e fechamento de fachada em painel.

A Telmec finaliza ressaltando que trabalha com soluções para minimizar os impactos da obra no funcionamento do aeroporto e, dessa forma, garantir a segurança e o conforto dos passageiros.

Créditos: AEROIN